Educação | 17/10/2022

CAPACITAÇÃO -Semana da Educação reúne mais de 600 educadores de Louveira em palestras

Com o tema ‘Encantar e Transformar’, evento também contribuiu para integração entre profissionais

Mais de 600 profissionais da Rede Municipal de Ensino de Louveira participaram, na última quinta e sexta-feira (13 e 14), de palestras da Semana da Educação 2022. 

Com o tema “Encantar e Transformar”, a abertura contou com a presença do coreógrafo e pedagogo Carlinhos de Jesus, que falou sobre a mistura da arte com a educação e expôs as dificuldades de fazer cultura e atuar na educação no Brasil. Para ele, as duas áreas enfrentam dificuldades semelhantes.

Carlinhos interagiu com o público com uma dinâmica divertida e, ao lado da parceira e dançarina Michele Barreto, encantou os presentes com uma bela apresentação de dança.

Também durante a Semana da Educação, no dia 13, no salão do Buffet Macal, aconteceu uma capacitação dos professores com Ludmyla Martins, especializada em musicalização infantil e que atua como professora de piano clássico e popular.

Para encerrar, no dia 14, também no salão do Macal, os educadores conheceram a história de vida da professora Sueli Ramalho. Atriz, escritora, professora de línguas e intérprete em 32 línguas de sinais, Sueli tem deficiência auditiva e é oralizada.

Durante a palestra, Sueli explicou que, quando criança, sempre que saía de sua casa, achava que todas as pessoas tinham deficiência, afinal, ela nasceu no meio de uma família com mais de 30 pessoas com deficiência auditiva.

Após três gerações surdas, seu filho é ouvinte, mas tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua mãe. “A maior dificuldade que as crianças surdas têm é da comunicação na própria família. É nela a primeira educação. A escola, em trabalho conjunto com a família, é fundamental nesse processo de aprendizado e inclusão”, disse Sueli.