Saúde | 24/11/2021

CAPACITAÇÃO - Prefeitura treina profissionais da saúde para atendimento de parada cardiorrespiratória

Atuação rápida e eficaz da equipe multidisciplinar é fundamental para aumentar a sobrevida do paciente e reduzir possíveis sequelas

Treinamento atendimento cardíaco SaúdeA Prefeitura de Louveira está capacitando profissionais da Secretaria de Saúde para atendimento de emergência de casos de parada cardiorrespiratória (PCR).

A iniciativa vem ocorrendo toda quarta-feira, desde 15 de setembro, nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), Vigilância Sanitária (VISA) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O treinamento é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com a médica Renata Pereira Mauro, cardiologista da rede municipal, que coordena o curso com o objetivo de padronizar o atendimento de urgência da parada cardíaca, auxiliando no preparo dos profissionais de saúde a reconhecer, avaliar e socorrer a possível vítima de maneira atualizada e segura.

As atividades do treinamento envolvem orientações ao atendimento adequado do paciente vítima de uma parada cardiorrespiratória, como o uso do desfibrilador (DEA) e as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).

O tempo de resposta é fundamental no atendimento de uma parada cardiorrespiratória (PCR). A partir de 4 minutos a vítima começa a apresentar lesões cerebrais. A atuação rápida e eficaz da equipe multidisciplinar é crucial para aumentar a sobrevida do paciente e reduzir possíveis sequelas.

Treinamento atendimento cardíaco Saúde Urgências

A parada cardiorrespiratória é a interrupção da função cardíaca devido à falta de irrigação do sangue no cérebro. A Secretaria de Saúde recomenda que, em caso de urgência, os moradores acionem imediatamente o serviço de emergência pelo 192.