Saúde | 27/11/2014

Campanha Fique Sabendo: testagem rápida de Aids

Também haverá exames para Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, sem necessidade de encaminhamento médico

A7ª Campanha Fique Sabendo – Testagem de HIV no Estado de São Paulo será realizada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Louveirade 1 a 6 de dezembro, para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro).

Com o tema “Fique Sabendo – Tire o peso da dúvida! Saber faz a diferença”, a campanha tem como objetivo estimular a população a realizar os exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, sem necessidade de encaminhamento médico, principalmente para as pessoas mais expostas, àquelas com vida sexual ativa e que nunca realizaram os testes, reduzindo o preconceito associado a sua realização.

De acordo com dados do Ministério, existem 530 mil pessoas convivendo com o vírus do HIV hoje no Brasil, muitas delas sem saber. Isso é possível porque o vírus pode permanecer durante anos no organismo de uma pessoa sem que ela sinta nenhum sintoma.

Apenas 30 minutos

O teste rápido demora cerca de 30 minutos. Primeiro, a pessoa passa por uma conversa com profissionais de saúde, que informam sobre o teste e sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, é realizada coleta de material para a realização do exame. O resultado fica pronto em cerca de 30 minutos. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado. Todo o procedimento é realizado por profissionais de saúde.

Além da testagem rápida, também será feita a distribuição de materiais educativos, preservativos, aconselhamento e coleta de sorologia. Compareça à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa com um documento de identificação e participe!

Unidades participantes

- US DRA. LUCILENE MOSCA MELIN (CSIII) -das7h às 15h – aberto no sábado

- US ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS (PAS) – das 7h às 15h – aberto no sábado

- US BURCH – das 7h às 15h

- US GILBERTO AJJAR (MONTERREY) – das 7h às 14h