Saúde | 07/12/2017
Campanha Fique Sabendo marca o mês Dezembro Vermelho
No início do mês de dezembro, a Secretaria de Saúde realizou a campanha Fique Sabendo como uma estratégia para ampliar o acesso da população a exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, sem a necessidade de pedido médico. Foram realizadas 105 coletas de sangue para identificar as infecções, sendo 11 coletadas na US CSIII, 14 na US PAS, 12 na UBS Burck, 42 na UBS Vista Alegre e 26 na UBS Monterrey.
A campanha começou no dia 25 de novembro e chegou ao fim no dia 1 de dezembro, data mundial da luta contra a aids. Assim, o mês de conscientização foi iniciado e traz o nome ‘Dezembro Vermelho’, como forma de prevenção e proteção das pessoas que vivem com o vírus da aids.
Ao longo do ano, a cidade de Louveira disponibilizou em todas as unidades de saúde testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C por meio de agendamento. Em uma hora, o paciente teve acesso à quatro exames com entrega imediata dos resultados, sem necessidade de pedido médico.
O Dezembro Vermelho
Instituída em 2017, a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, busca realizar ao longo do mês de dezembro, atividades e mobilizações para alertar a população sobre os riscos de contrair as doenças e infecções (ISTs).