Saúde | 11/09/2014

Campanha de Vacinação contra o HPV prossegue em Louveira

hpv_

A Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Saúde prossegue com  a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) em meninas de 11 a 13 anos. A vacinação está sendo feita nas quatro Unidades Básicas de Saúde de Louveira. A vacina HPV é considerada a melhor medida para redução dos casos de câncer de colo de útero em mulheres.

A primeira dose foi aplicada em março deste ano. Na primeira etapa da campanha, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira vacinou 778 meninas de 11 a 13 anos. A quantidade representa uma cobertura de 95,23% do público alvo, número bastante acima da meta de 80%, recomendada pelo Estado e preconizada pelo Ministério da Saúde. Em Louveira, o número de meninas de 11 a menores de 14 anos no município, público alvo da Campanha, é de 866.

A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais. Segundo o Ministério da saúde, a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização.

A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira. Por exemplo: se a menina tomou a primeira dose da vacina em março de 2014, tomará a segunda em setembro de 2014 e a terceira em 2019.

Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de nove a 11 anos e, em 2016, para meninas de nove anos. O ministério reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.

Hepatite A

Também será introduzida a partir dessa data a vacina contra Hepatite A, que foi incluída no calendário básico de vacinação para crianças de 1 a menores de 2 anos. A Hepatite A é doença benigna na infância, mas as manifestações clínicas da doença podem ser graves. A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano, ou por meio de água e alimentos contaminados. “Não há nenhum tratamento específico para a hepatite A, portanto, a prevenção é a medida mais importante para seu controle, como a vacinação”, explica a secretária de Saúde de Louveira, Pâmela Mango.

A vacinação será realizada em todas as unidades de saúde. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, portando a carteirinha de vacinação.

POSTOS DE SAÚDE

1-Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos (PAS) – das 8h às 17h (Rua Antônio Chicalhone, 193 – Bairro Santo Antônio)

2-    Posto de Saúde – Centro – das 8h às 21h (Rua Federico Zanella, 375 – Vila Nova)

3 -    Posto de Saúde – Burck- das 8h às 17h (Rua Martinhos de Ludres, 700 – Residencial Burck)