Saúde | 28/08/2014

Campanha de Combate ao Tabagismo encerra nesta sexta-feira

Em comemoração ao Dia Naciomal de Combate ao Tabagismo que acontece no próximo dia 29 de agosto, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira dará início a campanha contra o tabagismo dos desde segunda-feira (25) até sexta-feira (29 de agosto). Profissionais das Unidades de Saúde municipais orientarão os usuários sobre os malefícios causados pelo fumo, por meio da entrega de folhetos educativos, e realizam cadastro dos pacientes no grupo de combate ao tabagismo. Além disso, as Unidades de Saúde efetuam o teste de monóximetro, uma espécie de ‘bafômetro’ do cigarro que tem como função medir o grau de monóxido de carbono (confira abaixo os horários, dias e locais das ações da Saúde).

É importante realizar ações efetivas de combate ao fumo, já que segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano no Brasil.

Dados divulgados pela OMS mostram que mais de 5,6 milhões de pessoas morrem por ano devido aos males do cigarro. Deste número, 600 mil são fumantes passivos – aqueles que não têm o habito de fumar, mas estão em constante contato com a fumaça do cigarro.

HORÁRIO DA CAMPANHA NAS UNIDADES DE SAÚDE:

- Unidade de Saúde Dra. LMM (CSIII) - 2ª à 6ª feiras – das 7h às 16h

- Unidade de Saúde ACS (PAS) - 2ª à 6ª feiras – 7h às 17h