Gestão Ambiental | 30/05/2023

Caminhada Ecológica promove mutirão de limpeza no próximo domingo (4)

Unindo esporte e responsabilidade com o meio ambiente, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, realiza Caminhada Ecológica no próximo domingo (4). O objetivo é realizar um mutirão de limpeza durante a caminhada, no qual os participantes recolhem resíduos orgânicos e recicláveis no percurso. O ponto de encontro é próximo a empresa BrasALPLA, às 8h, com destino ao Centro de Educação Ambiental Tabarana.

“A iniciativa faz parte da programação especial em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Essa é uma forma de ajudar o meio ambiente através de uma atividade divertida em grupo. Além disso, a caminhada promove saúde e interação social com os outros participantes”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

A Secretaria de Gestão Ambiental vai distribuir sacos verdes e pretos para os participantes coletarem os resíduos no percurso da caminhada. A ação conta com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Divisão de Trânsito e Guarda Municipal.

A concentração acontece nas proximidades da empresa BrasALPLA, localizada no endereço Avenida José Mamprim, 999 - Terra Nobre, às 8h. A saída será às 8h30 com sentido ao Centro de Educação Ambiental Tabarana (CEA Tabarana). O percurso tem aproximadamente 1,5 km.

“O objetivo da caminhada é o mutirão de limpeza, onde também serão dadas informações sobre resíduos e reciclagem para os participantes. Na última Caminhada Ecológica realizada em março, conseguimos o resultado de cerca de 300 kg de resíduos retirados das ruas”, afirmou a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Além disso, no dia 7 de junho, será realizada a 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos. A primeira edição foi em Louveira no ano passado, na Fazenda Santo Antônio, e a segunda será em Jundiaí, com previsão de início às 8h30 e programação até às 17h. O objetivo principal do encontro é estabelecer ações conjuntas para adaptação às mudanças climáticas e discutir projetos futuros relacionados ao meio ambiente na região.

A Secretaria de Gestão Ambiental está preparando uma ação especial para o dia 5 de junho. Mais detalhes serão divulgados em breve.