Segurança | 08/11/2022

CÂMERAS - Para implantar uma muralha digital na segurança, Louveira amplia em 45% o número de novas câmeras de monitoramento

Acões foram intensificadas com a instalação de novos quatro totens inteligentes, com um conjunto de oito câmeras cada, que permitem a visão em 360 graus nos pontos de monitoramento na cidade

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança, ampliou em 45% o número de câmeras de monitoramento em 2022. No ano anterior, havia 124 câmeras de segurança instaladas, e hoje Louveira conta com 180 câmeras no município que, mais do que instaladas, estão em pleno funcionamento, criando uma verdadeira muralha digital na área da segurança para os louveirenses. A segurança foi intensificada com a instalação de novos quatro totens inteligentes de monitoramento, proposta implantada durante o governo do Prefeito Estanislau Steck, um dos itens principais do plano de governo nesta área.

"Quando falamos em segurança, temos que olhar para os investimentos na área de infraestrutura, sobretudo unificando-a à Tecnologia, para que proporcionem ganhos aos cidadãos. E assim temos trabalhado, inclusive com integração entre todas as forças policiais, com o único propósito de cuidar da segurança da nossa população", afirmou o prefeito Estanislau Steck. 

O sistema é monitorado pela Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM) e pelo Centro de Inteligência e Operações (CIOP). Cada totem possui um conjunto de oito câmeras que permitem a visão em 360 graus, de forma simultânea, e com um poderoso sistema de aproximação das imagens (zoom). 

A estrutura possui também um botão para contato direto com a Central de Monitoramento em tempo real. Ao flagrar uma situação que exija cuidados, o cidadão aciona a Guarda Municipal imediatamente.

Além disso, um alto-falante está instalado e habilitado para emitir avisos e mensagens da Guarda e da Prefeitura.
Os locais dos totens de monitoramento foram escolhidos de acordo com critérios estratégicos do planejamento de segurança pública. 
Confira onde foram instalados: 

1- Av. José Niero, ao lado da estação ferroviária;
2 - Rua Washington Luiz, bairro videiras (entrada da cidade de quem vem de Vinhedo)
3 - Rotatória do Burck, próximo a Rod. Anhanguera;
4 - Avenida Paulo Prado c/ Rua Riccieri Chiqueto.

Com o novo sistema de monitoramento, Louveira intensificou o trabalho de segurança na cidade. Entre Janeiro e Outubro de 2022, foram notificadas e atendidas 2.636 ocorrências. Dessas, 30% foram de perturbação do sossego alheio, 15% de atendimentos de cunho social, 2% por tráfico de drogas, 2% de violência doméstica, 1% indivíduos presos e 49% por outras razões. 

Outro destaque da área de segurança é a adição de duas novas caminhonetes no patrulhamento rural, que realizou cerca de 50 atendimentos em 2022, de averiguações de veículos e indivíduos em atitude suspeita, focos de incêndio, condução de animais feridos até a mata ciliar, entre outros. 

O município conta também com um programa de proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, a Patrulha Maria da Penha, que realizou durante o ano 160 atendimentos.

“O Prefeito tem investido fortemente na segurança pública de Louveira. Todas as ações realizadas ao longo do ano, incluindo a instalação dos totens, contribuíram para os resultados positivos que estamos tendo”, disse o Secretário de Segurança, Osvaldo Roberto Candido.