Educação | 05/06/2023

Cadastro para creche em período integral está aberto até quarta-feira (7) na Secretaria de Educação

A Prefeitura de Louveira segue com as inscrições para o Cadastro Municipal Unificado, em atendimento às crianças de 06 meses a 1 ano e 11 meses nos Centros de Convivência Infantil (Cecoin) e instituições vinculadas ao município; vagas são exclusivamente para moradores de Louveira

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, mantém em aberto até quarta-feira, 7 de junho, as inscrições para o Cadastro Municipal Unificado, referente às vagas remanescentes das creches para o ano letivo de 2023. As vagas são destinadas às crianças de 06 meses a 1 ano e 11 meses, para os Centros de Convivência Infantil (Cecoin) e instituições vinculadas ao município, na modalidade de período integral. Atualmente, Louveira atende 492 crianças nos berçários.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Educação, no bairro Santo Antônio, mediante apresentação dos documentos exigidos no edital. As vagas são exclusivas para moradores de Louveira. A documentação e as informações completas estão nas páginas de 2 a 6 do edital divulgado pela Prefeitura. Para ler o edital completo (CLIQUE AQUI)

“A Prefeitura tem investido intensamente nesta fase da primeiríssima infância. Exemplo disso é que ampliamos consideravelmente o número de vagas. No início da gestão Louveira tinha apenas 1 berçário, hoje são 7. Além do aumento do número de vagas, investimos na estrutura da primeira infância de forma geral, com aquisição de materiais de primeira qualidade, ofertando formações para os educadores e desenvolvendo ações de proximidade entre a unidade escolar e os pais e familiares da criança”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A lista classificatória será divulgada no próximo dia 16 de junho, no site da Prefeitura (louveira.sp.gov.br) e no Diário Oficial do Município. O chamamento e efetivação da matrícula será realizado de 19/06 a 07/07. Veja abaixo o horário de atendimento da Secretaria de Educação, os documentos exigidos e as unidades de Cecoin.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que esta é a segunda vez que a Prefeitura de Louveira realiza as inscrições neste ano. “São vagas remanescentes para este ano letivo. Geralmente realizamos o cadastro 2 vezes ao ano” A Secretária ressalta ainda que a definição da unidade para a qual a criança será encaminhada depende da disponibilidade de vagas, mas que o endereço da família é levado em consideração.

“Nós damos prioridade para as unidades que são mais próximas da casa da família, mas depende se aquela unidade tem vaga. Se não tiver, vamos encaminhar a criança para outra unidade; isso não depende da preferência dos pais. Mas o mais importante é que todas as crianças têm sua vaga garantida”, disse a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Estrutura da Educação Infantil

Com os investimentos na chamada primeiríssima infância, Louveira tem hoje 7 berçários que atendem crianças de 06 meses a 2 anos, em período integral: 01 no Bairro Pau a Pique, 01 no Bairro Santo Antônio; 01 no Jardim Lago Azul; 01 no Bairro Monterrey; 01 no Bairro Vila Pasti; 01 no Bairro Altos da Colina – Arco Íris e 01 no Bairro Capivari.

Para as fases das crianças de 02 a 05 anos, são 12 escolas, que atendem mais de 2,8 mil crianças. Das 12 escolas, 08 atendem em período integral com atividades elaboradas pela faixa etária das crianças, no contraturno.

 

Inscrições para o Cadastro Municipal Unificado

De 29/05 a 07/06 (somente dias úteis)

Horário: das 8h30 às 12h e das 13h às 16h

Local: Secretaria da Educação

Endereço: Rua Santo Scarance nº 176, Bairro Santo Antônio

Contato: (19) 3848-1691 | (19) 3848-1203 | (19) 3848-3623

 

Documentos

Para a inscrição, os pais e responsáveis interessados devem ser residentes no município e apresentar o Cartão Cidadão devidamente atualizado na Secretaria de Educação, assim como os seguintes documentos:

- Cartão Cidadão ativo e devidamente atualizado;

- Certidão de Nascimento da criança a ser cadastrada e dos demais filhos de 0 a 18 anos de idade incompletos;

- CPF e RG ou documento oficial com foto, dos pais e/ou responsáveis legais pela criança;

- Comprovante judicial de guarda, sendo o caso;

- Comprovante de residência no Município de Louveira, atualizado, em nome dos pais e/ou responsáveis legais;

- Laudo médico da criança com deficiência;

- Laudo médico dos pais, responsável legal ou irmão/irmã com deficiência;

- Carta médica que ateste casos de intolerância alimentar, quadro alérgico e/ou demais restrições relacionadas à saúde da criança;

- Comprovante de trabalho dos pais e/ou responsáveis legais;

- Carnê de contribuição do INSS;

- Comprovante de contribuição do ISS;

- Registro de microempresário individual, somente nos casos os pais e/ou responsáveis já exercerem a função de microempresário individual;

- Declaração de trabalho do empregador, informando o tipo de atividade realizada e carga horária semanal, assinada por 02 (duas) testemunhas;

- Documento que comprove participação no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e/ou Municipal, comprovando situação de extrema vulnerabilidade social

- Declaração atualizada de matrícula e frequência dos pais menores de dezoito anos, no ensino obrigatório, no período diurno;

- Apresentação do protocolo do visto de permanência, para as famílias estrangeiras.

 

Unidades

As vagas serão distribuídas atendendo às seguintes unidades:

- CECOIN Pequeno Príncipe, situado na Estrada Miguel Bossi, nº 30;

- CECOIN Arco Íris, situado na Rua Abelita Gomes, nº 62;

 - CECOIN Bairro do Monterrey, situado na Rua Xasco nº1 – 211;

- CECOIN Bairro Pau a Pique, situado na Estrada do Pau a Pique nº 1547;

- CECOIN Bairro Vila Pasti, situado na Rua 31 de Março nº54;

- CECOIN Bairro Santo Antônio, situado na Rua Nerina nº191;

- CECOIN Lago Azul, situado na Rua Maestro Izidoro Scarance, nº 30.