Segurança | 15/04/2014
Brigada de Incêndio inicia atividades em Louveira
Após meses de treinamento, a primeira turma de brigadistas da Prefeitura de Louveira entra em operação a partir deste mês de abril. Com o propósito de promover a segurança coletiva em locais de grande concentração de pessoas e a preservação do meio ambientecom o combate aos incêndios em terrenos e áreas florestais, a equipe da Brigada de Incêndio foi criada atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros Militar e está qualificada para atuar em eventos municipais.
Para o prefeito Junior Finamore a brigada é uma importante força de defesa e está sendo treinada para trabalhar em benefício de toda comunidade “A brigada foi composta para defender e proteger a nossa comunidade. Essa é uma iniciativa histórica, já que é a primeira turma constituída aqui no município e que está sendo treinada para atuar nas adversidades e no combate a incêndios, principalmente neste período da estiagem, que tem causado muitos prejuízos aos produtores rurais, a população e principalmente ao meio ambiente”, afirmou Finamore.
Os membros da Brigada de Incêndio de Louveira realizaram cursos e capacitações com a empresa Procter & Gamble, em Itapecerica da Serra e no Centro de Treinamento de Bombeiros Texas, em Campinas. Participaram de exercícios práticos e simulações de situação de combate a sinistros com fogo, socorrismo e resgate em acidentes de trânsito. Também receberam orientações de como estabelecer um padrão de comportamento visando uma atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico em situações de emergência.
Entre as suas principais atribuições da brigada está a prevenção e combate a incêndios , prestação de primeiros socorros, evacuação de ambientes, avaliação dos riscos existentes, inspeção geral de rota de fuga e acionamento do Corpo de Bombeiros. A equipe de Brigadistas de Louveira está sob a coordenação do Bombeiro Civil Jerônimo Leão e faz parte da Secretaria de Segurança da Prefeitura de Louveira. Sua atuação será em parceria com a o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Segurança, de Serviços Públicos, de Saúde e de Gestão Ambiental.
Para Jerônimo Leão, a capacitação foi muito importante e a equipe vai fazer o que for possível para contribuir com a segurança da população “ Para operar como brigadista é necessário que realize muitos treinamentos e tenha conhecimento de prevenção e combate a incêndio, com capacitação para situações imprevistas e de emergência, com controle emocional e ainda com conhecimento de técnicas de primeiros socorros. Tudo isso será decisivo em situações críticas, evitando que vidas sejam perdidas”, destacou .