Segurança | 15/04/2014

Brigada de Incêndio inicia atividades em Louveira

Foto: Divulgação

Após meses de treinamento, a primeira turma de brigadistas da Prefeitura de Louveira entra em operação a partir deste mês de abril.  Com  o propósito de  promover a segurança coletiva em locais de grande concentração de pessoas e a preservação do meio ambientecom o combate aos incêndios em terrenos e áreas florestais, a equipe da Brigada de Incêndio  foi criada atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros Militar e está qualificada para atuar em eventos  municipais.

Para o prefeito Junior Finamore a brigada é uma importante força de defesa e está sendo treinada para trabalhar em benefício de toda comunidade  “A  brigada foi composta para defender e proteger a nossa comunidade. Essa é uma iniciativa histórica, já que é a primeira turma constituída aqui no município e que está sendo treinada para atuar nas adversidades e no combate a incêndios, principalmente  neste período da estiagem, que tem causado muitos prejuízos aos produtores rurais, a população e principalmente ao meio ambiente”, afirmou Finamore.

Os membros da Brigada de Incêndio de Louveira realizaram cursos e capacitações com a empresa Procter & Gamble, em Itapecerica da Serra  e  no Centro de Treinamento de Bombeiros Texas, em Campinas. Participaram de  exercícios práticos e simulações de situação de combate  a sinistros com fogo, socorrismo e resgate em acidentes de trânsito. Também receberam orientações  de como estabelecer um padrão de comportamento visando uma atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico em situações de emergência.

Entre as suas principais atribuições da brigada está  a prevenção e combate a incêndios , prestação de primeiros socorros, evacuação de ambientes, avaliação dos riscos existentes, inspeção geral de rota de fuga e  acionamento do Corpo de Bombeiros.  A equipe de Brigadistas  de Louveira está sob a coordenação do Bombeiro Civil Jerônimo Leão e faz parte da Secretaria de Segurança da Prefeitura de Louveira. Sua atuação será em parceria com a o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Segurança, de Serviços Públicos, de Saúde e de Gestão Ambiental.

Para Jerônimo Leão,  a capacitação foi muito importante e a equipe vai fazer o que for possível para contribuir com a segurança da população “ Para operar como  brigadista é necessário que realize muitos treinamentos e  tenha conhecimento de prevenção e combate a incêndio, com capacitação para situações imprevistas e de emergência, com controle emocional e ainda com conhecimento de técnicas de primeiros socorros. Tudo isso será decisivo em situações críticas, evitando que vidas sejam perdidas”, destacou .