Cultura & Eventos | 25/02/2015

Biblioteca da Casa da Cultura atende cerca de 8.500 pessoas por ano

Biblioteca

A Biblioteca da Casa da Cultura de Louveira possui um grande acervo de exemplares que estão à disposição de todos os moradores da cidade. Com diversos títulos e utilidades, os livros vão de infanto-juvenis e pedagógicos até romances que despertam o prazer pela leitura, além dos atuais aos clássicos das literaturas brasileira e mundial.

A Secretaria de Cultura recebe, por ano, cerca de 800 livros, entre compras e doações. O acervo é bastante completo, com até bíblia em braile. A Biblioteca da Casa da Cultura atende cerca de 8.500 pessoas por ano, a grande maioria crianças e adolescentes que procuram desenvolver seus trabalhos escolares e o hábito de ler.

A  Biblioteca Pública é mantida pela Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, e fica localizada na Rua das Rosas, nº 233, no bairro Santo Antônio. De acordo com Lourival de Barros Santos, para fazer o empréstimo, o usuário deve fazer o seu cadastro. Para isto, é necessário que o interessado, caso seja maior de 16 anos, apresente o RG, CPF, e Comprovante de residência. Já os menores de idade devem comparecer juntos dos pais ou responsável para que seja feito o cadastro. “É simples e não cobramos taxa de inscrição.”

Lourival ressalta que o acervo da biblioteca está sempre em renovação. “Fato motivado pelas aquisições realizadas pelo poder público e pelas doações da comunidade”. Os visitantes podem também ter acesso a jornais, revistas e almanaques.

A biblioteca também conta com o sistema de relatório, o qual é possível os funcionários terem maior agilidade na logística dos livros emprestados. “Com este sistema agilizamos o cadastro, a devolução e as saídas das obras, o que também nos permite saber se existe algum usuário em atraso”, enfatizou Lourival.

Dica de Leitura apresenta “As Vantagens de Ser Invisível”

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie (personagem principal)  compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude. É uma leitura moderninha e atemporal, daquelas que gostamos de ler de uma vez só, com protagonistas adolescentes desajustados.

As Vantagens de Ser Invisível é um prato cheio. Você também vai querer se sentir infinito.

Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”
Endereço: Rua das Rosas, 233
Bairro: Santo Antônio