Governo | 30/10/2018

Baú do Tempo resgata história de Louveira com participação de moradores

Baú do Tempo resgata história de Louveira com participação de moradores008.JPG

Com foco no resgate e na preservação da construção da história de Louveira, o Projeto Baú do Tempo foi lançado no início de 2018. Nele está reunido um grande acervo de relatos, depoimentos, curiosidades e dados importantes da cidade, que será apreciado quando o Baú for aberto em 21 de março de 2065, data que celebra o centenário de Louveira.

O projeto contou com a participação da população, que enviou fotos, relatos e memórias até anteriores à emancipação de Louveira. A família Faustino, por exemplo, enviou uma foto no Restaurante Comida de Sítio. De origem alagoana, a família hoje é composta por 10 filhos e 21 netos, que desde 2008 vivem em Louveira. José Xisto e Djanira Faustino contam que viram seus netos crescerem "nesta terra abençoada. Saímos da terra natal em busca de oportunidade, e hoje vemos nossos filhos formados e vivendo uma vida digna e abençoada".

Cerca de 30 famílias tradicionais da cidade contaram suas histórias e curiosidades que ficaram registradas para a posteridade. Os relatos vão desde a chegada das primeiras famílias em Louveira, a colonização, criação do comércio, saída do café e a introdução da uva Niagara Rosada, típica da nossa região, até as curiosas histórias da primeira estação de tratamento de água, da formação do Bairro Santo Antônio e da Via Anhanguera, por exemplo. Também fazem parte do acervo os registros da construção da Estação Ferroviária, que é cartão postal da cidade, o surgimento dos grupos Caldana, Frango Assado e Lago Azul, além da criação da Banda Progresso Louveirense, dentre outros.

O Baú do Tempo, uma espécie de cápsula do futuro, foi fechado e lacrado no dia 25 de outubro de 2018, em noite solene, que contou com a presença de grande público no salão de eventos da Secretaria Municipal de Cultura. O Baú ficará exposto no Centro de Informações Turísticas, localizado na Estação Ferroviária de Louveira.

Louveira: de 2018 para 2065

A Prefeitura, por meio de suas secretarias municipais, também reuniu documentos importantes, que vão desde informações financeiras de Louveira e certificações de aprovação das contas públicas até uma "caixa verde" - que contém amostras de exemplares arbóreos. Já a Secretaria Municipal de Educação, realizou um trabalho juntamente aos alunos das 26 escolas municipais e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com ilustrações e mensagens aos louveirenses do futuro. De conteúdo diversificado, as temáticas vão desde curiosidades sobre o município, coisas que mais gostam de fazer na cidade, a escola na comunidade, lugares em transformação, as riquezas naturais de Louveira, bem como o que as crianças louveirenses de hoje esperam para o futuro da nossa cidade.

Todo este vasto conteúdo poderá ser visto e apreciado pelos louveirenses na reabertura do Baú. Abaixo, confira os vídeos, na íntegra, que fazem parte dos depoimentos fornecidos pelas tradicionais famílias louveirenses.

|| VÍDEOS ||

Baú do Tempo resgata história de Louveira com participação de moradores. 001.JPG
Baú do Tempo resgata história de Louveira com participação de moradores.JPG
Baú do Tempo resgata história de Louveira com participação de moradores002.JPG