Água e Esgoto | 08/08/2014

Base cartográfica de Louveira é apresentada aos Secretários Municipais

base_cartográfica

De 4 a 8 de agosto, a Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Água e Esgoto (SAE) em parceria com a empresa Engemap Engenharia e Mapeamento, da cidade de Assis/SP, ofereceu aos Secretários Municipais uma semana de palestras sobre cartografia e conceitos básicos de SIG. Os principais temas abordados foram: introdução à cartografia; conceitos básicos do SIG; apresentação da base cartográfica de Louveira; características da base cartográfica; manipulação a base cartográfica de Louveira, entre outros assuntos.

Segundo a engenheira cartógrafa Juliana Takahashi, representante da empresa Engemap que ministrou o curso, o objetivo era mostrar os recursos da tecnologia do programa da Prefeitura que possibilita o mapeamento ainda mais detalhado de uma grande diversidade de futuros projetos, otimizando aplicações temáticas como estudos de vegetação, qualidade da água, detecção de derramamento de óleo e inúmeras aplicações ambientais e agrícolas.

Ou seja, com este instrumento, a Secretaria de Água e Esgoto poderá diagnosticar rompimento de tubulações, os locais onde ainda não foram construídas redes de água e esgoto e, na questão ambiental, as regiões consideradas área de preservação ambiental.

O secretário de Água e Esgoto, Sinésio Scarabello Filho, salientou a importância de agregar tecnologia para facilitar e aperfeiçoar os trabalhos da Secretaria. “Com todo esse material tecnológico, iremos agilizar ainda mais a execução das obras de saneamento da nossa cidade. Nosso objetivo é agregar tecnologias que facilitem nosso trabalho e com isso, traga mais benefícios à população”, declarou Sinésio.

Participaram desta semana de curso os secretários municipais, Sinésio Scarabello Filho (Secretaria de Água e Esgoto), André Raposeiro (Administração), Cláudio Scali (Gestão Ambiental), Roberto Finamore (Serviços Públicos), Jailson Marinho (Desenvolvimento Econômico), José Lorival Verardo (Desenvolvimento Urbano), Doraci Chicalhone (Finanças) e Luiz Henrique Scheneider (Habitação).