Obras | 10/09/2015

Avançam obras de drenagem de água de chuva no ‘Belo Horizonte’ e ‘Altos da Colina’

Jardim Belo Horizonte

Construção integra um contrato que engloba infraestrutura, pavimentação e recapeamento de 35 ruas da cidade

A construção das galerias pluviais dos bairros Altos da Colina e Jardim Belo Horizonte avançaram nesta semana. As obras consistem na implantação de um sistema de dutos subterrâneos com a função de captar e escoar a água da chuva coletada pelas bocas coletoras, também chamadas de bueiro.

Iniciada no dia 17 de agosto, a obra tem previsão de término para a segunda quinzena de outubro. O sistema tem mais de 380 metros lineares de dutos e serve para evitar enchentes e a invasão das águas das chuvas nas casas dos bairros do entorno, além de orientar a vazão da água até o córrego Santo Antônio.

“Os bairros da região cresceram bastante em números de casas e população, e a drenagem antiga passou a não suportar a quantidade de água, que inundava as casas, principalmente do Jardim belo Horizonte. A drenagem nova vai solucionar este problema evitando inundações”, explica Alexandre Perez, engenheiro da empresa contratada pela Prefeitura para executar a obra, que conta com 17 funcionários trabalhando na obra.  Segundo ele, após a conclusão das galerias, as ruas de ambos os bairros vão receber novo asfalto.

A tubulação passa pelo subsolo das ruas Pedro Chicalhone e Neuza O. F. Santos, seguindo até o córrego Santo Antônio. O investimento da Prefeitura na obra gira em torno de R$ 1 milhão.

Asfalto e infraestrutura urbana

A construção do sistema de drenagem do Belo Horizonte integra um contrato que engloba infraestrutura, pavimentação e recapeamento de um total de 35 ruas da cidade.

Enquanto que uma equipe constrói as galerias do bairro, um comboio de operários trabalha no recapeamento de ruas no Residencial Burch. Nesta semana a Rua Martinho de Lurdes, próxima ao trevo da Rodovia a Anhanguera, está sendo preparada para receber o novo asfalto já no início da próxima semana. A Rua Geraldo Burch, a mais extensa do bairro, e algumas travessas também serão recapeadas.

Com investimento total de aproximadamente R$ 39 milhões em obras de mobilidade urbana, a Prefeitura prever implantar 295 bocas de lobo, 30 mil metros de guias e sarjetas, e viabilizar a ligação de esgoto em 80 residências. Já o total de asfalto previsto para as obras de pavimentação é de cerca de 110 mil metros quadrados, enquanto que o recape ultrapassará os 115 mil m² de massa asfáltica.