Gestão Ambiental | 07/06/2023

Avanços ambientais: Louveira participa da 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos

Com objetivo de gerar avanços para área ambiental de toda a região, a Prefeitura de Louveira participa da 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos, nesta quarta-feira (7), na Ciesp em Jundiaí. Evento faz parte das ações em celebração a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Louveira esteve representada pelo prefeito, Estanislau Steck, secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes, e membros das equipes das Secretarias.

“A conferência é momento para as autoridades dos municípios da região refletirem, planejarem e intensificarem as ações ambientais que vão gerar benefícios para todos os moradores e fauna das cidades vizinhas. A natureza é uma só, e as Prefeituras se unindo e trabalhando juntas para cuidar e preservar, os resultados são ainda melhores para a população”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

As cidades participantes são: Louveira, Jundiaí, Itupeva, Jarinu, Cabreúva, Várzea Paulista e Vinhedo. Além de representantes das Prefeituras, também participaram instituições ambientais.

A conferência contempla uma programação de palestras, análises, apresentação de projetos e estudos para a área ambiental dos municípios. A primeira edição foi em Louveira no ano passado, na Fazenda Santo Antônio.

“Realizar a conferência anual é uma ótima ferramenta para analisar os resultados dos projetos trabalhados e como estamos progredindo em investimentos ambientais. Além disso, permite debater e analisar os pontos que devemos dar mais atenção nos próximos meses, pois com os municípios unidos e trabalhando juntos, todo esse processo é mais rápido e eficaz”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Entre outras ações realizadas nesta semana, a Prefeitura de Louveira, em parceria com a empresa BrasALPLA, realizou uma Caminhada Ecológica no domingo (4). Unindo atividade física com responsabilidade ambiental, os participantes recolheram cerca de 200 kg de resíduos das ruas enquanto caminhavam.

Na segunda (5) e terça-feira (6), a Secretaria de Gestão Ambiental em conjunto com a Educação, realizou uma ação especial de plantio de árvores nas Escolas Municipais. As crianças além de ouvirem sobre a importância das árvores na natureza e como preservar, puderam participar da atividade prática de plantio, sendo supervisionados e orientados pelos professores e profissionais.