Educação | 10/11/2023

Avaliação do SAEB foi aplicada nesta semana em 2 escolas e continua na próxima semana

De acordo com o cronograma estabelecido pela Diretoria de Ensino, as primeiras provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica foram aplicadas na quarta (8) e sexta (10) para os alunos, respectivamente, das EMEF José Odair Montelatto e Vila Pasti; segunda-feira (13) o SAEB é aplicado no CEIL Centro; respondem ao SAEB os alunos do 5º ano de todas as escolas de Ensino Fundamental

A rede municipal de ensino de Louveira recebeu nesta semana a aplicação das primeiras provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), respondidas, respectivamente, pelos estudantes da EMEF José Odair Montelatto na quarta (8) e da EMEF Vila Pasti nesta sexta-feira (10). De acordo com o cronograma estabelecido pela Diretora Regional de Ensino, as provas acontecem em Louveira de 8 a 17 de novembro, portanto, a aplicação segue na próxima semana, começando pelo Ceil Centro na segunda-feira (13).

Participaram do SAEB em Louveira cerca de 650 alunos de 5º ano de todas as escolas de Ensino Fundamental. A aplicação da prova segue na terça (14) para os alunos da EMEF Odilon Leite Ferraz, quinta (16) na EMEF Ângelo Argenton Filho e no Ceil Bairro e sexta (17) na EMEB Frederico Pagotto e EMEF Melissa Sicalhoni.

Para a avaliação, os alunos respondem questões com conteúdo das disciplinas de Português e Matemática, em formato de teste com gabaritos. Os testes de língua portuguesa têm como foco a leitura e a capacidade dos alunos de compreender o texto em diferentes níveis de análise e interpretação. O teste cognitivo de Matemática é caracterizado pela relação entre conhecimentos matemáticos e sua aplicação na vida cotidiana.

A prova tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes e sua aprendizagem diante do conteúdo pedagógico ministrado durante o ano letivo, mas o sistema também avalia as condições pedagógicas e estruturais da gestão municipal.  O Saeb é um dos principais indicadores da qualidade educacional do Brasil e o resultado oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais, sendo um importante componente do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Para tanto, a equipe escolar (coordenadores e professores) também participam de forma ativa, respondendo a questionários que apuram informações como atendimento escolar, ensino/aprendizagem, investimentos, profissionais e educação, gestão, equidade, cidadania, direitos humanos e valores; e relacionadas à qualidade da educação básica e a realidade educacional, como funcionamento das redes, abordagem sobe conselhos, currículos, práticas avaliativas, contratação de professores, gestão escolar e estrutura.

Importante sistema de avaliação em nível nacional, a aplicação do Saeb começou em 23 de outubro e segue em todos os municípios até 17 de novembro, para cerca de mais 8,4 milhões de alunos. A avaliação, realizada desde 1990, é de responsabilidade do Governo Federal, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e aplicada pela Fundação Cesgranrio.