Assistência Social | 12/08/2021

AUXÍLIO - Prefeitura orienta população a denunciar casos de venda ou troca das cestas de alimentos distribuídas em Louveira

Nas últimas semanas foram registrados diversos casos em páginas de redes sociais, como o Facebook, além da venda de cestas inteiras e itens separados em feiras livres na região

A Prefeitura de Louveira orienta os moradores para que denunciem os casos de venda, troca ou desperdício das cestas de alimentos que estão sendo distribuídas pela Secretaria de Assistência Social às famílias cadastradas que estão enfrentando dificuldades diante da pandemia da covid-19.

Nas últimas semanas foram registrados diversos casos de venda e troca de cestas em páginas de redes sociais, como o Facebook, além da venda de cestas inteiras e itens separados em feiras livres na região. Também há registro de descarte, identificado na coleta de lixo, de alguns produtos junto com os resíduos orgânicos em pelo menos duas áreas da cidade. Os itens descartados estavam aparentemente em condições adequadas de consumo.

A Secretaria de Assistência Social informa que cada cesta tem um custo para o município de cerca de R$ 240,00 e que as pessoas que não precisam do auxílio não devem fazer a retirada, permitindo que ele seja entregue a outra família que realmente esteja precisando dos alimentos.

As pessoas identificadas vendendo, trocando ou adotando qualquer outra forma de uso indevido das cestas são automaticamente excluídas do programa. Os casos também estão sendo encaminhados para apuração policial, com identificação dos responsáveis.

A orientação é para que os moradores denunciem quando tiverem conhecimento ou indícios desse tipo de prática.A denúncia pode ser feita pelos telefones da Guarda Municipal (153 e (19) 3878-1512) e também para a Ouvidoria da Prefeitura de Louveira, nos canais a seguir.

E-mail: ouvidoria@louveira.sp.gov.br
• Telefone: 0800 77 222 45
• Telefone: (19) 3878-9700
• WhatsAPP: (19) 99899-1140
• Formulário Eletrônico: https://louveira.sp.gov.br/contato
• Aplicativo: Cartão Cidadão (Android) (iOS)
• Presencial: Paço Municipal das 9h às 16h
• Carta: Rua Catharina Calssavara Caldana, 451 - Leitão - Louveira/SP

Nova etapa

A Prefeitura de Louveira iniciou nesta quinta-feira (12) a segunda etapa da distribuição de cestas de alimentos para as famílias que continuam com dificuldades diante da pandemia da covid-19. Aprovada pela Câmara, a nova etapa do auxílio está prevista até dezembro.

Além da cesta, o grupo também vai continuar a receber R$ 200,00 de crédito no cartão alimentação, todo dia 20, para compras no comércio local.

Com a retomada da economia nos últimos meses, após a reabertura das atividades comerciais em todo o Estado, a Secretaria de Assistência Social fez ajustes no programa e, com isso, houve redução no número de famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos para acesso aos auxílios.

Pelo novo projeto, as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até um quarto do valor do salário mínimo (R$ 275,00) seguem tendo acesso ao auxílio nesta segunda etapa. A regra anterior previa renda mensal por pessoa de meio salário mínimo (R$ 550,00). As demais famílias não se enquadram para receber o auxílio.

Os moradores cadastrados estão sendo informados via mensagem no celular se continuam aptos a receber a cesta e o cartão, ou se serão excluídos do programa porque não se enquadram nos novos critérios. Também é possível consultar o status do cadastro pelo sistema disponível no site da Prefeitura.

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR