Educação | 24/07/2023
Aulas municipais são retomadas com replanejamento pedagógico
Após 2 semanas de recesso escolar, os alunos da rede municipal de ensino em Louveira retomam as aulas nesta semana; destaque desta retomada é o retorno dos 274 alunos do CECI Mundo Maravilhoso à unidade reformada; equipes pedagógicas realizam nesta segunda (24) reunião para acolhimento dos alunos e planejamento do 2º semestre
Os alunos da Rede Municipal de Ensino retomam as aulas nesta terça-feira, 25 de julho, após duas semanas de recesso escolar. Para tanto, os professores se reuniram nesta segunda (24) para o replanejamento pedagógico das ações deste segundo semestre. Cada escola realizou a sua reunião. Um dos destaques desta retomada é o retorno dos alunos do CECI (Centro Educacional de Convivência Infantil) Mundo Maravilhoso para a unidade, que passa por uma grande reforma, com diversas melhorias na estrutura física do prédio. Ao todo, 274 alunos voltam às salas de aulas reformadas da escola. Até então, as crianças permaneceram em aula no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. A reforma foi finalizada no interior da escola, mas continua na parte externa.
“A Educação tem sido uma das grandes prioridades da nossa gestão. Fizemos para este ano um dos maiores investimentos dos últimos 10 anos em Louveira. Além do aspecto pedagógico, estamos melhorando a estrutura de 11 escolas, algumas com reforma e ampliação, outras com pinturas e reparos de menor porte, mas que geram uma grande melhoria no ambiente escolar. Tenho acompanhado pessoalmente e com frequências as obras e posso garantir que estamos entregando neste segundo semestre as escolas com nova roupagem, com melhorias importantes para os alunos e para toda a comunidade escolar”, disse o Prefeito Estanislau Steck.
Além das obras, a Prefeitura ampliou o kit escolar, incluindo, em paralelo à entrega dos uniformes, mochila, estojo, toalha de rosto e squeeze. Foram cerca de 7 mil kits. Também neste semestre foram adquiridas com recursos próprios duas novas vans para o transporte dos alunos, entregue pelo Prefeito no mês de março. Os investimentos incluem ainda contratações de 10 novos diretores, professores, monitores, professores de educação especial, entre outros importantes investimentos em projetos.
Replanejamento
Na reunião desta segunda-feira, 24 de julho, realizadas pelas equipes pedagógicas das unidades educacionais, a pauta incluiu o replanejamento das estratégias de aprendizagem. Para tanto, os professores registraram seus apontamentos sobre as atividades do primeiro semestre e elaboraram estratégias de ações para desenvolverem neste segundo semestre. A pauta também incluiu as atividades a serem realizadas para o acolhimento dos alunos.
Após duas semanas de recesso, os alunos começam o terceiro bimestre, e, desta forma, o segundo semestre segue com muitas atividades pedagógicas até o final do ano em Louveira. “Dizemos que este período é apenas um recesso mesmo e não férias. Mas é importante para que as crianças possam absorver o conteúdo dos dois primeiros bimestres. E neste segundo semestre teremos muitas atividades. Vamos finalizar as atividades do Proerd kids; depois vamos realizar em agosto o EMESA (Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental), que é um programa que promove a conscientização ambiental das crianças, entre muitas outras atividades”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.
Retorno ao CECI Mundo Maravilhoso
O Centro Educacional de Convivência Infantil Mundo Maravilhoso é uma das unidades escolas de Louveira que receberam uma grande reforma, com mudanças estruturais significativas por parte da Prefeitura. As obras começaram no início do ano, realizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Foram muitas as benfeitorias, mas o destaque é a ampliação das salas de aula com a construção de um solarium em cada uma delas. Para isso, foi construído um espaço anexo à sala e retirada a janela para instalação de porta de vidro de correr e novas janelas.
A mudança amplia a sala, melhora a ventilação, traz mais claridade e confere um ambiente mais agradável paras as crianças. Para garantir maior conforto térmico, foi aplicado no solarium pintura epóxi. Outra mudança que garante maior conforto foi a aplicação de piso emborrachado no playground, local das brincadeiras e atividades externas.
Além destas benfeitorias, a escola recebeu diversas melhorias estruturais: nova cobertura em laje na entrada, novas caixas d’água, concreto nos pilares da entrada principal e reforma de todo o telhado, com troca completa das telhas e estrutura. Antes da aplicação do piso emborrachado no pátio, foi feito um novo sistema de drenagem da água pluvial. Além do solarium, a pintura epóxi também foi aplicada no pátio externo e no refeitório dos alunos.