Educação | 16/09/2013
Ato Cívico no CEIL encerra comemorações da semana da Independência
Junior Finamore e autoridades prestigiaram as apresentações dos alunos
O encerramento das atividades em comemoração ao Dia da Independência do Brasil lotou de alunos as arquibancadas do CEIL do Bairro que ficaram repletas das cores verde e amarelo, orgulhosamente portada pelos estudantes. O prefeito Junior Finamore prestigiou o evento, elogiou os alunos e falou de cidadania “Estou feliz por comemorarmos juntos esta data tão importante. Esse momento de civismo demonstra respeito e cidadania e é de atitudes como essa que nosso país e nossa cidade precisam para se fortalecer e melhorar a cada dia. Estou orgulhoso dessas crianças, jovens, adultos, dos educadores e da população, que estão aqui demonstrando amor a nossa pátria”, disse Finamore.
A cerimônia teve início com a entrada das bandeiras feita pela Guarda de Honra da GM de Louveira e os hinos, Nacional e de Louveira, foram entoados pela Banda Progresso sob a regência do maestro Gessé Araújo. Após um momento de história e cultura em que foi explicado aos presentes o significado das comemorações e de toda a luta até a conquista da Independência, foi a vez da série de apresentações dos alunos.
O CEIL Infantil foi o primeiro a se apresentar mostrando o resultado de muito ensaio cantando a música “Eu te Amo Meu Brasil Eu te Amo” e os alunos dos terceiros anos esbanjaram talento e samba interpretando a música “Aquarela do Brasil”. Como não poderia faltar na comemoração cívica, a fanfarra do CEIL Capivari e a banda do CEIL Bairro deram um verdadeiro show de afinação e fizeram todos vibrarem ao som dos instrumentos.
Segundo o maestro Joeldir Silva, que ensaiou os 70 alunos da Banda, o momento foi muito especial e revelou o resultado de muito esforço “Fizemos um treinamento intensivo para esta apresentação de 7 de setembro. Os instrumentos chegaram em agosto e nós treinamos o mês todo, todos os dias. Foram cerca de 20 horas semanais mas que valeram muito a pena pois eles estão muito felizes”, contou o maestro Joeldir, que revelou que o grupo até recebeu até um convite para tocar no parque Hopi Hari. A Banda conta com instrumentos metais (trombone, trompete e trompa), além de caixas, bumbos, pratos e tenor multi tom.
Para os pais, a lição obtida com as atividades cívicas foram muito boas e devem sempre ser preservadas para que as crianças tenham cultura e amor ao seu país. Para Sheila Rodrigues, mãe do aluno José Nádio, que participou da apresentação, o ato foi acima de tudo educativo “Eu achei muito importante a celebração do Dia da Independência. Além de educativo o exercício é bom para eles crescerem aprendendo a cultura e o amor a Pátria. Ele passou a semana toda falando nisso. Gostei muito das apresentações e de poder estar aqui participando deste momento”, afirmou. Na plateia, o orgulho estava estampado no rosto do pai Donizete Gomes ao ver seu filho mostrar o que aprendeu esta semana “Achei ótimo ter uma semana dedicada as atividades cívicas nas escolas para que os alunos pudessem entender a importância do dia 7 de setembro. Meu filho estava muito ansioso com esta apresentação e eu fiquei muito feliz em poder prestigiar”, encerrou.
O ato cívico contou também com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Socoal de Solidariedade Marlene Finamore, da vice-prefeita Neusa Orestes, da secretária de Educação Leticia Serpa, do Secretário de Segurança Sidney Alonso, do presidente da Câmara Estanislau Steck, demais vereadores, diretores, coordenadores, professores, pais e familiares.