Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 04/04/2024

Atendimento de especialidades médicas em 2023 aumentou 24% comparado ao ano de 2019

Entre os investimentos realizados que colaboraram para este aumento, está a implementação de 10 novas especialidades médicas na Rede Pública de Saúde de Louveira, otimização nas agendas médicas, que antes tinham datas para abrir, e hoje, ficam abertas durante o ano todo, além de outros investimentos em capacitação, contratações, equipamentos e programas

O atendimento de especialidades médicas aumentou em 24% comparando o ano de 2023 com 2019. Entre as especialidades disponibilizadas pela Prefeitura de Louveira estão cardiologista, cirurgião ginecológico, cirurgião ortopédico, cirurgião otorrinolaringologista, dermatologista, endocrinologista adulto, neurologista, neurologista pediátrico, entre outros.

Observando os números, foi registrado uma  média mensal de 2.133 em 2019 e 2.649 no ano passado. Entre os investimentos realizados que colaboraram para este aumento, está a implementação de 10 novas especialidades médicas na Rede Pública de Saúde de Louveira, otimização nas agendas médicas de Atenção Básica, que antes tinham datas para abrir, e hoje, ficam abertas durante o ano todo, além de outros investimentos em capacitação, contratações, equipamentos e programas.

Cerca de 1 ano atrás, foi inaugurado o Centro de Referência do Autismo de Louveira (CAL), que atende cerca de 380 pessoas, principalmente crianças. Todo o trabalho envolve uma equipe multidisciplinar altamente capacitada em diferentes especialidades médicas, como terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicólogo, psicopedagogo, profissional de educação física, neurologista infantil e psiquiátrica. O trabalho integra também as famílias dos pacientes, garantindo e proporcionando qualidade no desenvolvimento de todos. 

Com a Prefeitura de Louveira atendendo casos de baixa complexidade, o Governo do Estado, por meio dos hospitais e outros serviços, é responsável por atender parte dos casos de média complexidade e todos de alta complexidade, que serão encaminhados, através da Rede Municipal de Saúde. Entretanto, indo além da responsabilidade municipal, Louveira realiza oferta de atendimento com especialistas e diversos serviços de média complexidade. Através de Oficinas de Regionalização, a Prefeitura e outras cidades vêm discutindo as necessidades dos municípios, intensificando as discussões acerca das responsabilidades Municipais e Estaduais para o atendimento das demandas de saúde. Para saber mais sobre o assunto, CLIQUE AQUI.  

Com as obras avançando em ritmo acelerado, as obras do Hospital Santo Antônio de Louveira progridem em diferentes etapas. Quando concluído, o Hospital vai contar com salas de observação e atendimentos de emergência, sala de curativos, farmácia, entradas separadas para público adulto e infantil, consultórios, leitos e especialidade de odontologia para casos classificados como urgências. O Hospital está sendo construído onde era o Pronto-Atendimento e o CEMO (Centro de Especialidades Médicas Odontológicas), na esquina da Rua das Rosas com a Rua Luís M Cruz, no bairro Santo Antônio. Por conta desta mudança, atualmente o P.A está atendendo em outro endereço: Antônio Chicalhone nº 193, também no bairro Santo Antônio e próximo a obra do Hospital, não prejudicando o acesso dos pacientes.