Assistência Social | 08/04/2013

Assistência Social apresenta os projetos ao prefeito Junior Finamore

Jasso / PML

O prefeito Junior Finamore, acompanhado da vice Neusa Orestes, esteve no evento que reuniu profissionais responsáveis por programas da secretaria municipal da Assistência Social de Louveira (SASL).  O encontro aconteceu na terça-feira (03 de abril) e teve como objetivo apresentar os trabalhos e projetos desenvolvidos pela SASL. Também foi a oportunidade que o secretário da pasta, Rogério de Nóbrega, criou para apresentar e aproximar a sua equipe aos gestores municipais. Estiveram presentes 32 profissionais.

Para o prefeito Junior Finamore a iniciativa foi importante por proporcionar uma aproximação e reafirmar o compromisso de bem assistir a toda comunidade louveirense “O poder público é instituído para prover assistência social. Vocês (servidores) trabalham no setor mais crítico da sociedade cuidando da população carente proporcionando-lhes oportunidades. O prefeito tem uma ampla atuação neste sentido, uma vez que a Prefeitura toda é assistência social, pois cuida da saúde, educação, habitação e todas as secretarias municipais que trabalham por uma cidade mais igualitária. Essa administração tem a missão de servir a população”, disse Finamore.

Programas

A apresentação dos programas sociais às autoridades presentes teve início com a explanação dos três grandes desafios da Assistência Social de Louveira que são a erradicação das desigualdades sociais intoleráveis (desafio social);  a inserção competitiva numa economia internacional cada vez mais globalizada (desafio econômico); e a elevação dos níveis de respeito aos direitos humanos e da participação  democrática da população em questões relativas ao bem comum (desafio político).

Dentre os programas executados pela Prefeitura que estão em andamento no município, a equipe fez uma explanação sobre a Proteção Social Básica – (PSB) que é destinada à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e fragilização dos vínculos familiares e afetivos.  Dentro desta tônica estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS – Centro e Santo Antônio) que desenvolvem os programas: Programa de Atendimento Integral à Família; Cadastro Único - Bolsa Família; Renda Cidadã e Ação Jovem. Também falaram sobre as atividades do Centro de Convivência do Idoso, Centro de Convivência da Juventude e do Centro de Convivência da Criança.

A PSE - Proteção Social Especial (Média e Alta Complexidade), realiza atendimento socioassistencial  à população e é destinada a família e indivíduos vítimas de abandono, maus tratos físicos e psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.  Já no setor de Inclusão Produtiva, a Prefeitura disponibiliza serviços como o SAT – Serviço de Atendimento ao Trabalhador; NUCCA – Núcleo de Cidadania e Capacitação; Banco do povo Paulista, POAP- Programa de Orientação e Acompanhamento Profissional; Ecosol- Economia; Programa Acessa São Paulo e Telecentro. Também existem os programas de Transferência de Renda (Cadastro único); Vigilância Social e Segurança Alimentar.

Essa grande demanda de atendimento a população de Louveira é desempenhado pelo poder público visando a qualidade de vida dos moradores da cidade. Em agradecimento ao desempenho dos funcionários municipais o prefeito parabenizou a todos ”Gostaria de agradecer a dedicação de cada um dos profissionais que atuam nos setores de assistência municipal pelo desempenho e dedicação que realizam este trabalho tão importante que vem a complementar o trabalho realizado pela administração municipal”, disse Finamore.