Assistência Social | 22/09/2023

Assistência Social Plena: Prefeitura de Louveira investe em todas as áreas do desenvolvimento social

Do programa Prato Cheio, aos atendimentos dos CRAS e os demais programas da Prefeitura, a Assistência Social de Louveira atende mais de 6.400 famílias

A Assistência Social é uma Política Pública e também, um direito de todo cidadão que dela necessitar. A Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Louveira, é referência em serviços, a população conta com programas e ações que atendem as vulnerabilidades sociais, auxiliando cerca de 6.465 famílias, a Prefeitura tem intensificado os  investimentos nessa área, realizando uma série de ações desde o primeiro semestre de 2023.

“Esses investimentos possibilitam que a Secretaria continue trabalhando e expandindo os serviços realizados. As ações sociais geram impactos positivos de forma imediata nas famílias atendidas. Vamos continuar trabalhando e investindo nestes trabalhos, fazendo a diferença para muitos moradores”, afirma o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Algumas das iniciativas destacadas são o programa Programa Prato Cheio - Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN) onde as famílias cadastradas recebem mensalmente uma cesta básica, que tirando como base o mês de agosto, foram atendidas mais de 1.800 famílias. Além do programa Viva Leite que é um projeto que entrega aos beneficiários de forma gratuita 15 litros de leite mensal, às famílias que têm o Cadastro Único.

Louveira conta com a Casa dos Conselhos, que inclui: Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Este trabalho é essencial para a participação da sociedade civil, no qual é realizada a prestação de apoio e atendimento especializado para garantir todos os direitos e inclusão de cada um. Além disso, é um espaço para sugestões e demandas. Além da Casa dos Conselhos, a cidade ainda tem duas unidades do Centro de Referência (CRAS), Bairro e Centro, que atende cerca de 2.000 mil famílias, um Centro de Convivência e Fortalecimento de Crianças, que atende 214 famílias por mês, um Centro de Convivência Idoso (CCI) que atende, 500 idosos, uma unidade do Centro de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que atende 90 famílias, entre outros serviços.

“A Secretaria de Assistência Social tem como prioridade legitimar as Políticas Públicas, entretanto, sem se deter apenas a isso -, desenvolvemos Projetos Municipais em Prol da população. Isso se dá, pelo contínuo trabalho de pesquisa de campo. Nossa equipe, sempre está atenta às demandas do município ", comentou Ana Bichara Melin, Secretária de Serviço Social.

Além disso, Louveira tem o Plano Municipal da Infância e Adolescência (PMIA) que representa um passo importante na consolidação do trabalho conjunto e interdisciplinar realizado no município em prol das crianças e adolescentes. A Prefeitura tem priorizado o atendimento integral a esse grupo, evidenciado por diversas ações, projetos e programas, como, o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Programa Prefeito Amigo da Criança, Rede Brasileira Cidade das Crianças, Programa Mãe Louveirense, Rede Ciranda de Combate à Violência Contra Criança e Adolescente, Projeto Estalou, entre outros, abrangendo diversas áreas de atendimento. A cidade também participa de eventos, conferências e campanhas para conscientizar a população sobre temas como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra idosos e segurança alimentar. Além disso, a Prefeitura busca parcerias com outros municípios e órgãos governamentais para promover políticas públicas e troca de conhecimentos.

No âmbito da Operação Inverno, a Prefeitura intensifica suas ações para acolher pessoas em situação de rua durante o período mais frio do ano, oferecendo abrigo, alimentação e atendimento por meio dos serviços da Rede Municipal de Proteção Social. A Operação Inverno é considerada uma medida emergencial e transitória, buscando ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Na Operação Inverno 2023, foram atendidas mais de 1.000 pessoas.

O município ainda conta com alguns programas Estaduais e Federais como, Passe Livre ao Idoso, Auxílio Funeral, Renda Cidadã, Ação Jovem e Bolsa Família.

Essas são algumas das principais ações e programas realizados pela Prefeitura de Louveira para promover o bem-estar, inclusão social e combate à desigualdade na cidade.

O que é a Assistência Social:

A Assistência Social é um direito público que visa proteger os cidadãos em situações de vulnerabilidade. Organizada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todo o Brasil, oferece apoio por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

O SUAS coordena ações em dois níveis: Proteção Social Básica, para prevenir riscos sociais, e Proteção Social Especial, para ajudar aqueles em situações de risco. Além disso, oferece benefícios assistenciais integrados aos serviços para ajudar pessoas em vulnerabilidade. A Assistência Social é uma política pública que envolve a cooperação entre os três níveis de governo (Municípios, Estados e União) e se baseia em marcos regulatórios nacionais, estaduais e municipais.