Assistência Social | 15/12/2021

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência elege Thais Andrioli como sua primeira presidente

Eleição foi realizada na manhã desta quarta-feira (15; Eliza Carmen de Oliveira Gouveia, assistente social da Secretaria de Saúde, é a vice-presidente

Presidente Conselho Pessoa com Deficiência O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) de Louveira escolheu sua primeira presidente, a representante da sociedade civil Thaís Cristina de Vasconcelos Andrioli (foto, à esquerda) do grupo Nossa Voz Nossa Força. A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (15). Eliza Carmen de Oliveira Gouveia (foto, à direita), assistente social da Secretaria de Saúde, foi escolhida vice-presidente. 

A votação foi realizada entre o colegiado durante a primeira reunião do CMPCD, na Secretaria de Assistência Social. O mandato é para o bênio 2021-2023.

Durante o encontro, ficou definido ainda que a presidência do conselho vai ser alternada entre poder público e sociedade civil como forma de paridade. Ou seja, o próximo ocupante do cargo deve vir do poder público.

A Nossa Voz Nossa Força, grupo do qual Thaís faz parte, é uma equipe de mães de pessoas com deficiência de Louveira que tem como objetivo conhecer e divulgar os direitos das pessoas com deficiência, além de oferecer acolhimento para as mães nos momentos de diagnósticos e dificuldades e discutir as políticas de acessibilidade da cidade.

O CONSELHO

O Conselho é um órgão autônomo e independente, que tem como papel o controle social e a fiscalização das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, e estão com as atividades previstas para iniciarem em 2022.

O conselho tomou posse em 3 de dezembro, e é composto por 14 membros titulares com direito a um suplente, sendo sete da sociedade civil (dois deles ligados às entidades que atuam no setor) e sete do poder público.

Os conselheiros do poder público foram indicados pelas secretarias municipais da Prefeitura de Louveira, conforme previsto na Lei Municipal 1.813/2006, enquanto os membros da sociedade civil foram definidos por votação durante o Fórum da Pessoa Com Deficiência, realizado em 22 de novembro.

“Foi uma vitória muito grande para mim, como mãe de uma criança autista que está há anos nessa luta, ver esse conselho sendo formado. Vai ser uma honra trabalhar ao lado da vice, Eliza. Juntas vamos discutir os planos futuros ao lado dos conselheiros e munícipes durante as reuniões. O conselho é uma forma de alcançar as pessoas que não conhecem as políticas de direito à pessoa com deficiência e de reivindicar esses direitos para as pessoas da cidade”, disse a nova presidente.

A secretária de assistência social, Therese Abdel Messih, ressalta a importância dessa conquista: “Com a formação do conselho e a participação de várias políticas públicas junto da sociedade civil, estamos construindo um espaço de inclusão social, acessibilidade e empregabilidade”, disse. A secretária também relembra que as reuniões do conselho são abertas aos munícipes.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência fica localizado na Secretaria de Assistência Social, na Rua Ercília Martins Cruz, 84 – Centro.

Confira a composição do conselho:

Mesa diretora:

PRESIDENTE: Thaís Cristina Vasconcelos Andrioli

VICE-PRESIDENTE: Eliza Carmen de Oliveira Gouveia

Representantes do Poder Público: 

Secretaria de Saúde:

TITULAR: Eliza Carmen de Oliveira Gouveia 

SUPLENTE: Paulo César Lopes Cesário

 Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude:

TITULAR: Juliane Cristina Alves Correia;

SUPLENTE: Alan Gustavo Bacarin Filipeto;

 Secretaria de Desenvolvimento Econômico:

TITULAR: Marcos Wagner Cestarolli;

SUPLENTE: Arthur Gabriel de Siqueira Mazzucato;

 Secretaria de Assistência Social:

TITULAR: Gisele Maria Rodrigues de Oliveira Câmara;

SUPLENTE: Alex de Melo Silva;

 Secretaria de Desenvolvimento Urbano:

TITULAR: Thaís Cristina de Souza Castelluber Bastos;

SUPLENTE: Alessandra Carriero;

 Secretaria de Cultura e Eventos:

TITULAR: Tainan Franco;

SUPLENTE: Lourival de Barros Santos;

 Secretaria de Educação:

TITULAR: Luciana Aparecida Morais da Cunha Santos;

SUPLENTE: Maria Walderez Berni Lavinhatti.

 
Representantes das entidades prestadoras de serviços

 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Louveira (APAE):

TITULAR: Geilson dos Santos Flores;

SUPLENTE: Evanilde dos Santos Oliveira;

 Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira (CIELO):

TITULAR: Rafaela Pontes Silva;

SUPLENTE: Luciana Trafani C. Marinho.

 

Representantes do segmento da população com deficiência:

 

TITULAR: Raquel Lourençon;

SUPLENTE: Adriana Batista Santos Souza; 

 TITULAR: Ana Letícia Neres Pereira

SUPLENTE: Elivânia Porto Flores;

 

TITULAR: Thaís Vasconcelos Andrioli;

SUPLENTE: Lucinete Martin dos Santos;

 TITULAR: Michele de Oliveira;

SUPLENTE: Evanilda M. de Jesus;

TITULAR: Luciara Coutinho;

SUPLENTE: Zani Gleice da Silva Oliveira;