Negócios Jurídicos | 20/06/2013

Após mudar de endereço, Procon de Louveira dobra quantidade de atendimentos

Foto: Divulgação / PML

Uma das primeiras medidas adotadas pela atual administração, logo que o prefeito Junior Finamore assumiu, foi remanejar o Procon e a Justiça Gratuita do prédio da Prefeitura  - no Bairro do Leitão - para a região de maior densidade populacional de Louveira, o Bairro Santo Antônio. A ação teve como proposta potencializar as funções dos órgãos jurídicos de acolhimento ao cidadão, melhorando o acesso à população louveirense.

Cinco meses depois, os números têm mostrado que a decisão da então ‘recém-empossada’ administração surtiu o efeito desejado.  A quantidade de atendimentos do Procon de Louveira praticamente dobrou de janeiro a maio deste ano, se comparado com os primeiros cinco meses de 2012. De acordo com levantamento do órgão, o número de atendimentos de janeiro a maio deste ano chegou a 1081, contra 602 no mesmo período do ano passado. Este crescimento significativo pode ser observado em todos os meses deste ano, sendo que em abril de 2013 foi o período de maior movimentação, com 270 atendimentos.

A diretora do Procon de Louveira, Daniela Marinelli Lemes, reitera que o motivo deste aumento expressivo na procura pelo órgão é consequência da mudança de endereço para o Santo Antônio , onde o Procon divide espaço com o Acessa São Paulo. “Neste ano estamos atendendo em um local mais próximo do morador, o que consequentemente aumenta a quantidade de clientes atendidos e a eficiência do trabalho do órgão”, afirmou Daniela.

Ainda de acordo com a diretora do Procon de Louveira, a grande maioria das contestações de clientes e respostas dos fornecedores  do produto ou serviço são enviadas via Correio, e os resultados dos questionamentos são favoráveis ao consumidor.

Louveirenses aprovam atendimento e mudança de local

A dona de casa Nivalda Vilas Boas Ferreira acionou o órgão em três oportunidades. A primeira vez foi há dois anos para solucionar um imbróglio com uma loja sobre a compra de uma televisão.  A última foi para resolver um impasse sobre um purificador de água recém-adquirido que foi encaminhado à manutenção e voltou sem algumas peças. Em todas estas ocasiões, as intervenções do Procon resultaram em acordos amigáveis entre a cliente e os fornecedores. “Graças ao trabalho das atendentes consegui realizar a troca do filtro na última quinta-feira (13 de junho)”, conta a dona de casa, que avaliou o serviço do órgão como “excelente”. Moradora do Burck, Nivalda aprovou também a mudança de local do acolhimento ao consumidor. “Agora o Procon fica bem mais próximo da minha casa, numa região que acredito ser de maior demanda deste serviço”.

Mesmo morando no Monterrey, bairro distante do Santo Antônio, a aposentada Maria Chaves de Souza é outra usuária que elogiou o novo local do Procon. “Acredito que instituições de atendimento à população como o Procon devam ficar em regiões onde há bastante moradores”, opina Maria, que procurou o órgão para solucionar uma questão sobre a compra de um carro. Ela aprovou ainda o espaço físico e o atendimento recebido pelas intermediadoras. “O espaço é muito bom e possibilita um atendimento pessoal, humanizado”, disse.

Serviço

O consumidor pode procurar o Procon em situações em que não consegue solucionar o problema com o fornecedor. Para isso, é necessária a apresentação de um documento comprobatório – como número da ordem de serviço, número de protocolo, nota fiscal do produto – para garantir a sua manifestação junto ao fornecedor. Outros casos em que o consumidor pode procurar o órgão são: em caso de pedido para negociação ou parcelamento de dívidas; solicitação de esclarecimentos quanto a divergências na cobrança de faturas, Cancelamento definitivo de Linha Telefônica, de Serviços de Assinatura de TV, entre outros casos similares.

O atendimento é feito de 2ª a 5ª feira, das 13h às 16h, na Rua São Carlos, n° 247, Bairro Santo Antônio. As dúvidas podem ser esclarecidas durante o mesmo horário, por meio do telefone (19) 3848-3991 ou pelo e-mail: procon@louveira.sp.gov.br.

Tabela

Quantidade de atendimentos