Geral | 19/09/2017
APAE é inaugurada em Louveira e amplia a garantia dos direitos da pessoa com deficiência
A sede louveirense da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE foi inaugurada na última terça, na rua Nicola Argentieri, Vila Bossi, com a presença do presidente estadual das APAEs, do prefeito Junior Finamore, além de autoridades, secretários do município e público em geral.
A APAE tem como missão 'promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários'.
História da APAE no Brasil
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Um grupo, congregando pais, amigos, professores e médicos de excepcionais, fundou a primeira APAE.
Tempo depois, a entidade passou a contar com a sede provisória onde foram criadas duas classes especiais, com cerca de vinte crianças. A escola desenvolveu-se, seus alunos tornaram-se adolescentes e necessitaram de atividades criativas e profissionalizantes. Surgiu, assim, a primeira oficina pedagógica de atividades ligadas à carpintaria para deficientes no Brasil, por iniciativa da professora Olívia Pereira.