Gestão Ambiental | 10/03/2017
Animais silvestres são devolvidos à natureza
A manhã desta sexta-feira, 10, foi de muito aprendizado e valor para adultos e crianças. A equipe da Gestão Ambiental em parceria com a Associação Mata Ciliar, devolveram à natureza cerca de 70 animais silvestres, provenientes de uma apreensão realizada na cidade em outubro de 2016. Os animais eram criados sem a devida autorização ambiental, infringindo diversas leis.
A iniciativa busca garantir a perpetuidade das espécies, preservando a rica biodiversidade de Louveira. Dentre elas, voltaram para o seu habitat natural gambás, furão, pássaros (trinca ferro, pássaro preto, sabiá laranjeira, pintassilgo) e maritacas.
Alunos do 5º ano da E.M.E.F José Odair Montelato, puderam acompanhar e participar da soltura dos animais junto à natureza, observando o retorno feliz e cheio de canto, embelezando o local.
O prefeito Nicolau Finamore Junior acompanhou e realizou a soltura de alguns pássaros. O chefe do executivo ressaltou, em seu discurso para as crianças, que é desta forma que os animais devem ser tratados e que cabe à esta geração também este dever. “Não devemos manter presos os pássaros e demais animais silvestres. Eles devem viver livres e contamos com a colaboração de todos para que denunciem e não mantenham estes animais em cativeiro.”
O aluno Adryel Araújo Vanderlei, de 10 anos, teve o privilégio de devolver um pássaro à natureza. “Fiquei muito feliz de participar deste momento. Vou lembrar sempre deste dia e estou contente de poder dar liberdade para os passarinhos. Aprendi que não devemos manter eles em casa e que aqui, na mata, é o lugar deles.”