Esporte, Lazer e Juventude | 10/05/2024

Ampliação de vagas, novas modalidades, investimentos em estrutura e apoio aos atletas marcam avanços no Esporte em Louveira

A frase "Esporte é Saúde" tem, em Louveira, estruturado os investimentos na cidade, com ações intensificadas em 2024. A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, tem trabalhado para ampliar o número de vagas nas Escolas de Esporte, intensificar melhorias nas estruturas esportivas e ampliar o apoio dos atletas em competições, incluindo apoio à diversidade de modalidades esportivas por toda cidade. A contratação de estagiários em Educação Física e a implementação de sistemas online de inscrições e agendamentos facilitaram e ampliaram o acesso e a participação, refletidos no aumento para 8.600 alunos e 1.000 novas vagas em 29 modalidades esportivas. Sem contar as novas modalidades como Zumba Kids, Futebol Society Feminino, Escalada, Tênis e Vôlei de Areia, atendendo à diversidade de interesses da comunidade.

A Prefeitura está empenhada em expandir as oportunidades esportivas na cidade, com iniciativas como a abertura da Fazenda Santo Antônio ao público desde 2021, e o Programa Atleta do Futuro, que foi ampliado, em parceria com o SESI-SP, aumentando em 42% o número de vagas em 2024, alcançando um total de 1.130, inclusive com a inclusão do futebol.

Equipes profissionais de vôlei representam Louveira em competições estaduais e nacionais, enquanto as equipes de base do futsal participam do Campeonato da Liga Paulista, conquistando importantes títulos.

A infraestrutura esportiva também recebeu atenção, com reformas, inaugurações e novas aulas em diversos centros comunitários e complexos esportivos, incluindo a  construção do Centro de Treinamento de Ginástica Artística e Artes Marciais, estruturação do Parque Capivari e do Centro Equestre, ampliação da quadra do Burck, além de obras já entregues durante o ano como o Parque Luigi Martini, revitalização do Centro Comunitário do Vassoural, da Praça do Cristo, fazem parte do pacote de mais de 190 ações realizadas.

A Prefeitura ainda dá apoio contínuo a atletas e times locais, através de benefícios como bolsas, alimentação e transporte, fortalece a participação e os resultados nas competições regionais. Além do aplicativo Bora e do Portal do Esporte que oferece informações sobre campeonatos locais, ainda conta com parcerias com entidades locais e uma empresa especializada em eventos esportivos amadores que contribuem para a diversificação e o alcance das atividades esportivas na cidade. A presença de equipes de saúde nos eventos garante o bem-estar dos participantes.