Educação | 10/11/2023

Alunos participam da 2ª fase da Olimpíada Mirim de Matemática nesta quinta (9)

​A prova foi aplicada para 571 estudantes do 2º ao 5º ano, classificados na 1ª fase

Aconteceu em Louveira nesta quinta-feira (9) a 2ª fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). Ao todo, 571 alunos classificados na 1ª fase responderam à prova, 298 somadas as turmas de 2º e 3º ano (Mirim 1), e 273 somadas as turmas de 4º e 5º ano (Mirim 2).

Nesta etapa os estudantes responderam 6 questões discursivas, diferentemente da 1ª prova, aplicada em 28 de agosto, composta por 15 questões de múltipla escolha envolvendo raciocínio lógico matemático. Na 1ª fase 2.845 alunos de Louveira participaram da Olimpíada.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas é realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem  por objetivo estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentos e motivar os alunos a participarem da mesma olimpíada nos anos seguintes, quando estiverem no Ensino Fundamental – Anos Finais – já que os alunos medalhistas são premiados com cursos (bolsas de Iniciação Científica Jr), como oportunidade para complementarem seus estudos.

Responsável pela Olimpíada, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é uma associação sem fins lucrativos que elabora as provas, disponibiliza os arquivos às unidades educacionais e estabelece o regulamento que norteia todo o processo de aplicação da avaliação.

A participação da rede municipal de Louveira na Olimpíada é fundamental para o processo intelectual dos alunos e uma oportunidade de incentivá-los quanta à dedicação para a disciplina. A Prefeitura de Louveira tem concretizado investimentos recordes em Educação nos últimos dois anos e meio. Somente em 2023 a Prefeitura aplicou R$ 135 mi em Educação entre janeiro a agosto. São investimentos no desenvolvimento pedagógico e estrutural da rede municipal de ensino. (SAIBA MAIS)