Educação | 12/02/2015

Alunos, pais e professores da Rede Municipal de Ensino de Louveira voltam às aulas com muitas expectativas

mães vila pasti

Depois de quase dois meses de descanso, os alunos da rede municipal de ensino de Louveira voltaram às salas de aula. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Louveira estima que no dia 9 de Fevereiro, aproximadamente 5.500 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal, retomaram a rotina escolar. Compõem a Rede Municipal 22 unidades escolares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, e a Prefeitura de Louveira oferece aos alunos o transporte escolar, alimentação, material didático e uniforme.

“A volta às aulas muitas vezes chega com novos desafios a serem superados, entre eles adaptação à nova escola, novos professores, colegas e horários diferentes. É sempre um momento de muita expectativa para as crianças, e também para os pais. Para superar todas essas adaptações, as escolas trabalham com metodologias dinâmicas, com brincadeiras lúdicas e maiores momentos de descontração. Esta é uma medida adotada para dar mais conforto e criar maior interação entre os alunos”, declarou a secretária de Educação, Juliana Euzebio Araujo.

Conforme informação da Secretaria de Educação da Prefeitura de Louveira, para receber os alunos com todo o conforto que eles merecem, várias unidades passaram por reformas. “Foram obras em telhados, serviços de pintura, manutenção de banheiros, serviços de limpeza, entre outros. Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Educação continuará fazendo vistorias e manutenção preventiva nas unidades escolares”, disse a secretária.

Para a mãe e professora de Educação Física, Fernanda Caroline da Silva Santos, a Rede Municipal de Ensino de Louveira é muito boa.“Eu vejo a escola que a minha filha estuda (Vila Pasti) como um modelo e comparo o ensino ao particular. Além disso, os uniformes ajudam muito e chegaram até mesmo antes das aulas começarem”, disse Fernanda, que tem dois filhos que estudam na Escola da Rede Municipal de Ensino do bairro Vila Pasti, Maria Eduarda (9 anos) e Ana Júlia (5 anos).

Também compartilha do mesmo pensamento, a mãe Phabiana Pereira Melnyk, que tem a filha Geovana (8 anos), também freqüentando a Escola da Vila Pasti. “A escola, de uma forma geral, é muito oba. Os funcionários são ótimos, a atenção é máxima e eu fico segura em deixar minha filha aqui”, comentou Phabiana.

Recepção de boas vindas aos professores e colaboradores da Educação

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação recebeu na Câmara Municipal de Louveira aproximadamente 820 profissionais da Secretaria da Educação no encerramento do “Curso de Saúde Vocal”, elaborado e executado pela dra. Mariane Zufelato e pela sra. Helena Bardam Bardari.

No primeiro dia, participaram 398 professores que assistiram a uma apresentação de um belíssimo coral de professores formados durante os 10 encontros do curso. Em seguida, os professores assistiram uma palestra motivacional ministrada por Cecília Canalle.

No segundo dia, foi mais de 420 colaboradores da Secretaria que estiveram presentes em uma palestra também motivacional ministrada pelo consultor, professor e escritor, Edgard Dias Falcão Filho. Durante a palestra ele frisou com veemência 5 itens importantes:  Identidade, Direção, Comunicação, Compromisso e Humildade.

De acordo com informações da Secretaria de Educação, este é o terceiro ano consecutivo que acontece a uma recepção especial aos profissionais da Secretaria. Segundo depoimentos dos funcionários, a iniciativa de receber os profissionais antes das aulas se iniciarem, com uma palestra motivacional, é muito significante pois mostra o quanto estão sendo valorizados.

“Desejo boas vindas a todos! Que neste novo ano letivo possamos colocar em prática ações que nos levam a construir um mundo melhor demonstrando muito respeito, cooperação, solidariedade que possamos viver em harmonia com nossos companheiros e que tenhamos  um ano letivo de grande sucesso”, declarou a Secretaria Municipal de Educação.

Estão abertas as inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Secretária Municipal de Educação de Louveira oferece também a modalidade Educação de Jovens e adultos de 1ª a 4ª série. As inscrições ficam abertas o ano todo com ênfase no início dos 2 semestres. Poderão se matricular alunos a partir de 14 anos completos que não tenham escolaridade completa até a 4ª série (atual 5º ano).

As inscrições poderão ser feitas nas EMEFs: ‘‘Vila Pasti’’ e ‘‘ Melissa Sicalhoni’’ das 8h às 17h e a noite com as coordenadoras e professoras das 19h às 20h nas férias somente nas secretárias da referidas escolas. A E. E. Professor Joaquim Antonio Ladeira oferece Educação para Jovens e Adultos a partir do 5º ano/ 6ª serie.

Os documentos necessários para a inscrição são: 1 foto 3x4, RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar das series cursadas.