Educação | 22/10/2013

Alunos do Ceil Bairro fazem a colheita de hortaliças do projeto Horta Escolar

Foto: Divulgação

Neste mês de outubro, os alunos do Ceil Infantil Bairro estão desenvolvendo um aprendizado diferente e educativo com o Projeto Horta Escolar. Acompanhados do técnico em Gestão Ambiental e coordenador da atividade, Marcos Souza, os pequenos estudantes receberam instruções de manejo e explicações da boa qualidade das hortaliças que eles plantaram, cuidaram e que estavam sendo colhidas.  Após a retirada dos canteiros, as hortaliças foram enviadas até a cozinha piloto onde foram higienizadas, preparadas e enviadas para as escolas da rede municipal de ensino.

Para a secretária da Educação Letícia Serpa o projeto tem um importante papel no desenvolvimento da responsabilidade, cuidado e valores “As hortas escolares podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizadas e promoverem vivências que resgatam valores. Ao construí-la e cultivá-la  podemos ensinar os valores da terra como a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação e da renovação”, explicou.

O projeto Horta Escolar é um valioso instrumento educativo e proporciona o contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali convivem, as sementes que brotam, a prática diária de cuidados como regar, transplantar, tirar matinhos, reusarem garrafas pet para montagem dos canteiros além do exercício da paciência e perseverança que vai da transformação de pequenas sementes em verduras e legumes.