Gestão Ambiental | 19/11/2013

Alunos das escolas Ladeira e Resende participam de palestra sobre Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Louveira, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Gestão Ambiental apresentaram palestras com foco no tema ‘Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos’,  para alunos de 14 salas de 3º ano e EJA , matutino e noturno, das escolas Joaquim Antônio Ladeira e Professor Alberto Ferreira Resende. O objetivo das apresentações foi o fortalecimento da participação de todos os segmentos da sociedade neste processo “Estamos buscando conscientizar toda a sociedade quanto a importância deste trabalho e também queremos o envolvimento de todos neste processo. É essencial que as pessoas opinem e dê sugestões para que o plano seja feito de maneira a atender as necessidades de toda população”, afirmou Sandro Moraes, da secretaria de Serviços Públicos que, juntamente com a engenheira ambiental Lívia Brandão, conversaram com os alunos e tiraram todas as dúvidas.

O planejamento da gestão correta de resíduos sólidos é previsto pela lei que estipula o Plano Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/10, cujo objetivo principal é a prevenção e a redução na geração de resíduos por meio da promoção de hábitos de consumo sustentável, aumento na reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, além da destinação ambientalmente adequada aos materiais não recicláveis. O planejamento prevê a diminuição do desperdício de resíduos gerados nos diversos setores econômicos e visa ainda desestimular o aterramento de materiais.

A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos é obrigatória e as cidades que não cumprirem a determinação até o final do ano ficarão impossibilitadas de angariar recursos junto ao Governo Federal na área de Meio Ambiente.