Gestão Ambiental | 04/10/2017

Alunos da rede municipal visitam Estação de Tratamento de Água e Esgoto em projeto ambiental

ETA ETE

A parceria entre a Secretaria de Gestão Ambiental e Secretaria de Educação busca conscientizar os alunos da rede municipal com diversas experiências de preservação ambiental durante o ano. Uma das iniciativas é a visitação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Na ETA os alunos são informados sobre o funcionamento, o processo de tratamento da água e como ela chega em nossas residências. Diante da importância da água como primeira necessidade, o projeto ainda incentiva o bom uso do recurso hídrico e também o seu reaproveitamento como captação de águas da chuva, reuso de água da máquina de lavar entre outros.

Já na ETE a abordagem é feita sobre a importância do saneamento básico e o procedimento pelo qual passa o tratamento do esgoto até o lançamento no Rio Capivari - que recebe o esgoto, em média 90% tratado, sendo que o aceitável pelos órgãos reguladores é de 60%.

Vale lembrar que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi inaugurada pela prefeitura no ano passado e a partir daí, o plano de Educação Ambiental passou a incluir a visitação à ETE.