Gestão Ambiental | 27/07/2023

Alunos da Rede Municipal visitam a Cooperativa de Reciclagem Recomeço

Promovendo educação ambiental, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, levou alunos do 4º Ano da escola EMEF Odilon Leite Ferraz para visitarem a Cooperativa de Reciclagem Recomeço na terça-feira (25). O objetivo foi ensiná-los e mostrar como é o processo de reciclagem de resíduos coletados na cidade. A ação foi coordenada pelo Centro de Educação Ambiental Tabarana, inaugurado em março deste ano.

“Levar os alunos para conhecerem o processo na prática, é algo que marca na memória deles, assim como os aprendizados que foram passados durante a visita. A conscientização ambiental é importante para todos os públicos, sobretudo para as crianças, que são o nosso futuro. Entre outros investimentos na área ambiental, realizamos uma série de ações em diferentes frentes. Como forma de incentivo para a preservação do meio ambiente, a Prefeitura conta com o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), além do Programa de Coleta Seletiva, o Taba Ecobag, robô tecnologico que identifica vazamento nas tubulações de esgoto e despejo irregular, incentivo à preservação de nascentes e matas ciliares junto aos agricultores e entre outras ações” disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Os alunos aprenderam através de uma palestra com o consultor da Cooperativa, Luciano Chicalhone, que explicou sobre a importância da reciclagem, como é realizado o trabalho de seleção e também sobre a comercialização das embalagens e outros tipos de materiais, como por exemplo, aqueles vindos do Programa Cata-Treco da Prefeitura.

Os alunos também puderam conferir o funcionamento das etapas de triagem e prensa.

“Toda essa ação tem o propósito de incrementar ainda mais o aprendizado dos alunos sobre o meio ambiente. Ao longo dos meses, eles já aprenderam, por exemplo, o que é uma mata ciliar, o porquê precisamos preservar a natureza, cuidar dos rios e dos animais, o que nos mostra que estamos realizando um bom trabalho com elas”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

“Os temas relacionados ao meio ambiente estão inseridos dentro do planejamento das escolas. De acordo com a idade das crianças, são definidos os assuntos que serão abordados e as ações realizadas. Ano a ano elas vão aprendendo mais e se aprofundando nos temas”, acrescenta a secretária de Educação, Maria Luciane.