Educação | 30/11/2023

Alunos da Educação Infantil aprendem a observar a estrutura da cidade

​A atividade é baseada no conteúdo pedagógico que propõe a reflexão sobre os espaços públicos, os elementos como sinalização e a relação entre casa e escola

Como ação lúdica voltada para os alunos da Educação Infantil de Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está realizando uma ação que contempla um roteiro com trenzinho pela cidade para que as crianças vejam por outro ângulo a estrutura dos espaços públicos e aprendam a analisar a estrutura da cidade. Os passeios são supervisionados pelas professoras e atendem os alunos das 11 unidades de Educação Infantil.

Nesta sexta-feira, 1 de dezembro, o passeio será feito com os alunos do CECI (Centro Educacional de Convivência Infantil) Herdeiros do Futuro e CECI Paraíso do Saber. O próximo passeio-pedagógico está agendado para o dia 4 de dezembro com as crianças de Educação Infantil da EMEI Prefeito Nicolau Finamore. Mas ele já foi feito nas últimas semanas de novembro com os alunos de Educação Infantil das unidades CECI Chapeuzinho Vermelho, EMEI Vice-Prefeito Pedro Miqueletto, Ceil Infantil Centro e Ceil Infantil Bairro, CECI Pica-Pau Amarelo, EMEF José Odair Montelatto, CECI Pequenos Brilhantes, CECI Mundo Maravilhoso, EMEB Frederico Pagotto.

De acordo com a Secretaria de Educação, o passeio tem a finalidade pedagógica de colocar em prática o aprendizado baseado no material didático utilizado em sala de sala. Na unidade 3, o material propõe como atividade o tema “O que tem na rua”, e a partir dele os professores atuam no sentido de ampliar o repertório das crianças sobre o entorno escolar, incentivando-os a refletir sobre a estrutura dos espaços públicos.

No passeio, os alunos têm a oportunidade de analisar os equipamentos públicos como sinalização de trânsito, numeração das ruas, entre outros elementos, e que levam as crianças a compreender a estrutura da cidade por meio da observação, análises e proposituras partir da compreensão deles.