Educação | 12/02/2020

Aluna de cursinho municipal consegue aprovação nos vestibulares da USP e Unicamp

A louveirense Joana Aquino dos Santos Mena, de 19 anos, é mais uma aluna do cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Prefeitura de Louveira que conquista vagas para as melhores universidades públicas do país.

A estudante acaba de ser aprovada nos cursos de Dança da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Educação Física na Universidade de São Paulo (USP).

Persistência

Joana conheceu o Cursinho Focus no segundo semestre de 2018, enquanto estava no último ano do ensino médio. Como não conseguiu a vaga desejada nos vestibulares na primeira tentativa, resolveu ingressar novamente no cursinho em 2019.

Ela relata que não desistiu e disse que estava "completamente decidida pelo curso de Dança da Unicamp. Além do cursinho pré-vestibular, também comecei aulas de dança na Casa da Cultura, pois já estava ciente da prova prática e gostaria de aprender mais".

Apoio da Prefeitura

A estudante também destacou o papel das oportunidades oferecidas pela Prefeitura de Louveira em suas conquistas. "Foram essenciais pra que eu pudesse atingir meu objetivo, pois quando entrei no cursinho eu não fazia ideia de como me preparar para os vestibulares e, sozinha, eu não conseguiria".

"Além disso, as Oficinas Culturais, como a de Dança e as aulas de ginástica e natação da Secretaria de Esporte foram de grande auxílio em controle da ansiedade e do estresse e fizeram a diferença nesse ano de vestibular, assim como nos outros anos. Também pude perceber que era isso que eu gostaria de estudar e trabalhar", afirmou Joana.

Outro fator que a jovem achou importante foi o apoio de amigos, familiares e deixou um último recado para outros estudantes: "as grandes coisas da vida nós não fazemos sozinhos. Louveira preza por seus jovens, oferecendo diversas oportunidades que me ajudaram a ingressar numa universidade pública e com certeza pode ajudar você também".