Educação | 06/06/2023

Alto nível de formação dos professores da rede municipal coloca Louveira como referência em qualidade de ensino

Segundo a Secretaria de Educação, 85% dos professores da Rede Municipal de Ensino na cidade possui formação de pós-graduação, com mestrado ou doutorado

A qualidade do ensino aplicado pela rede municipal de Louveira é um dos destaques do município, que soma cerca 6,5 mil alunos atendidos na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Essa realidade se deve, em especial, ao alto nível de formação educacional dos próprios educadores, como parte também dos investimentos robustos que a Prefeitura faz em todos os aspectos da área educacional, tanto em estrutura como no desenvolvimento pedagógico. Segundo dados da Secretaria de Educação, 85% dos professores da Rede Municipal de Ensino de Louveira possui formação de pós-graduação, com mestrado ou doutorado. Desde o início do ano, a Prefeitura contratou 34 novos professores efetivos, destes, 9 têm especialização voltada para Educação Especial ou Educação Inclusiva. 

O Prefeito Estanislau Steck afirma que esta realidade é um dos resultados positivos das políticas públicas implantadas pela atual gestão para o aprimoramento constante da Educação em Louveira.

“Os números mostram um alto índice na formação dos professores em Louveira, e isso também faz parte das políticas públicas que vem sendo aplicadas pela nossa gestão, e que, por meio delas, podemos ver as crianças da nossa cidade bem cuidadas e bem formadas em todas as unidades escolares”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

E para contribuir com o processo de aperfeiçoamento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem investido na formação dos professores assim como de todos os profissionais da área.

“A formação dos nossos professores realmente é um fator crucial para termos hoje uma Educação estruturada em Louveira. Esse índice se dá porque eles mesmo compreendem a importância de estarem sempre estudando, e essa realidade tem resultado direto na qualidade do ensino e também na valorização desses profissionais dentro da rede. É importante ressaltar ainda as oportunidades de formação continuada que a Prefeitura promove para os educadores. Um exemplo é o chamado Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, que que é destinado ao estudo. Algumas vezes realizamos neste horário palestras para todos, sempre com foco nos desafios que a Educação apresenta diariamente dentro do ambiente escolar, criando assim um momento em que todos possam refletir juntos sobre aquele tema em específico. Então estamos em constante formação para aprimorar nosso trabalho”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

O exemplo de um destes momentos aconteceu na última terça-feira, 30 de maio, quando a Prefeitura realizou, por meio da Secretaria de Educação, uma palestra sobre as práticas para a construção de escolas mais inclusivas, especialmente diante da presença de um número cada vez maior de alunos com espectro autista, e que exigem um olhar mais atento por parte dos professores. Louveira é referência neste tema, inclusive a Prefeitura inaugurou recentemente um Centro de Referência do Autismo, vinculado à Secretaria de Saúde, para o atendimento especializado. Mas, como afirma a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, a escola tem um papel fundamental para o desenvolvimento dos alunos autistas. 

Avanço

Somado à presença de um grande número de professores com pós-graduação na rede, Louveira tem sido referência em Educação justamente por conta das políticas públicas implementadas na cidade, e que incluem, além do fortalecimento pedagógico, com formação dos educadores, programas de educação inclusiva, com importantes investimentos estruturais.

A administração vem investindo, desde o início da gestão, na contratação de profissionais, entre eles diretores, professores e cuidadores, todos via concurso público; reformas e grandes obras que representava uma demanda antiga e extremamente necessária (atualmente são 4 escolas em reforma e ampliação); aquisições de itens de primeira necessidade como novas vans adaptadas para o transporte de alunos com deficiência; novidades na merenda escolar, com a inclusão do suco natural de uva; além de aulas de musicalização, inglês, atendimento psicológico, entre tantos outros investimentos que fazem da Educação em Louveira, reconhecidamente, uma das melhores da região.