Desenvolvimento Urbano | 02/06/2022

ÁGUAS PLUVIAIS - Prefeitura segue ampliando rede de drenagem em Louveira com tubulação e novas bocas-de-lobo

Trabalhos são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e têm como objetivo aumentar a capacidade de captação de águas pluviais e prevenir possíveis alagamentos

A Prefeitura de Louveira está ampliando e melhorando a rede de drenagem da cidade. Entre os meses de março e maio deste ano foram instalados 60 metros de tubulação, em nove vias públicas, com a construção de duas bocas-de-lobo e sete bocas-de-leão.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e têm como objetivo aumentar a capacidade de captação de águas pluviais e prevenir possíveis alagamentos, além de promover a conservação das vias pavimentadas da cidade.

Os locais que receberam as melhorias possuem histórico de enchentes e alagamentos e foram mapeados com a Secretaria de Serviços Públicos.

Os trabalhos foram realizados pela empresa Água Forte Saneamento Ambiental Ltda e tiveram um custo de R$ 132 mil.

Serviços finalizados

Nas ruas José Nicolau Estabile e Vereador José Carlos Conti foram remanejadas as bocas-de-lobo para a construção de bocas-de-leão.

As ruas Sílvio Benvegnu, Veneza (duas bocas), José Steck e Antônio Guilherme Martins também receberam bocas-de-leão.

O núcleo Primo Jubair Borsari recebeu a construção de uma boca-de-lobo.

Já a Rua Marcelo Patrão de Sebá teve readequação de guias e sarjetas para escoamento.

Na Rua José Luiz Mazzali foi realizado o desassoreamento do afluente do Córrego Sapezal. O serviço de limpeza retirou 160 toneladas de resíduos. O local também recebeu a construção de boca-de-leão e boca-de-lobo.

Boca-de-leão e boca-de-lobo

As duas estruturas funcionam como captadoras de águas pluviais, com o papel de levar o escoamento da água da chuva aos rios e córregos.

A boca-de-lobo tem em sua estrutura o gradil, com apenas uma entrada de captação. A boca-de-leão  não tem o gradil, mas possui três ou mais entradas.

Atendimento

A Secretaria de Serviços Públicos atua na manutenção, preservação e limpeza das bocas de lobo e leão.

Para a solicitação do serviço, os moradores podem entrar em contato pelo telefone (19) 3878-9990, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.