Água e Esgoto | 31/01/2022

ÁGUA - Com chuvas intensas, represa do Córrego Fetá enche e opera com 98% de sua capacidade nesta segunda-feira (31)

Reservatório chegou a ficar com 1% de sua capacidade durante o período de estiagem em 2021

A Represa Municipal do Córrego Fetá, em Louveira, está com 98% de sua capacidade de armazenamento de água nesta segunda-feira (31).

O reservatório, que chegou a ficar com 1% durante o período de estiagem, encheu com as fortes chuvas que atingiram toda a região nos últimos dias.

Segundo balanço da Defesa Civil, foram mais de 220 milímetros de chuvas apenas nos últimos três dias, o que equivale a quase o total previsto para o mês de janeiro inteiro.

Segundo o secretário de Água e Esgoto de Louveira, Mateus Arantes, o reservatório está sendo monitorado 24 horas por dia e não há necessidade, no momento, de abertura de comportas.

A represa é um importante reservatório de água para abastecimento da cidade. Ela está com as obras em fase final, mas chegou a ficar cheia no começo do ano, quando teve que ser esvaziada por determinação dos órgãos reguladores, já que não tinha a documentação necessária para a licença de operação.

Os documentos foram regularizados entre março e abril de 2021, mas depois disso não foram registradas chuvas com intensidade suficiente para recuperar a quantidade de água armazenada.