Gestão Ambiental | 23/12/2022

Agentes de Louveira concluem treinamento de resgate de animais silvestres

O treinamento foi realizado por meio da parceria com a Associação Mata Ciliar

Os agentes das Secretarias de Gestão Ambiental e a Guarda Municipal passaram por treinamento de resgate de animais silvestres. O treinamento foi realizado por meio da parceria com a Associação Mata Ciliar. O objetivo é preparar os técnicos municipais para o manejo e a contenção de animais silvestres. A ação faz parte do compromisso do prefeito, Estanislau Steck, com o meio ambiente e sua preservação.

“Proteger os animais silvestres é uma responsabilidade e compromisso com a preservação ambiental. Treinar as equipes que atuam diretamente nesses resgates faz com que estejam capacitados e saibam resolver qualquer situação”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

O treinamento foi realizado em dois dias: 07/12 e 21/12. Além da instrução teórica, foi realizada a prática com o uso de equipamentos apropriados para as diversas situações, como puçás e cambões, além de uma demonstração com o uso de um equipamento que dispara dardos anestésicos, utilizada para conter felinos de grande porte sem machucá-los.

“Com o crescimento das áreas urbanas e a constante redução dos fragmentos de vegetação nativa, o habitat natural dos animais silvestres está diminuindo, assim, a fonte de alimento e a água ficam escassos e acabam buscando nas regiões urbanas”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Ao entrarem na zona urbana, os animais silvestres podem ser atropelados ou atacados por animais domesticados no instinto de defesa.
Após o resgate dos animais silvestres, eles são encaminhados para a Associação Mata Ciliar, que faz a reabilitação e a reintrodução na natureza.

Para mais informações sobre cuidados com animais silvestres, acesse a Cartilha “Protegendo a Fauna Silvestre e Exercendo a Cidadania”, elaborada pela Secretaria de Gestão Ambiental e a Associação Mata Ciliar.

CLIQUE AQUI para acessar.

Confira abaixo algumas instruções disponíveis no documento:

MARITACAS:

Se encontrar maritacas em casa, jamais remova o ninho, pois tal ato configura captura de animais silvestres e pode ser considerado crime ambiental. Caso ela faça um ninho no forro de sua casa, espere os filhotes crescerem e deixarem o local por conta própria. Depois, feche a entrada do espaço para que não seja utilizado novamente.

GAMBÁS:

Para evitar ocorrências com gambás em áreas urbanas, tampe sempre as latas de lixo e a ração dos animais domésticos durante a noite. Gambás têm hábito noturno. Ao avistar no quintal da sua casa durante o dia, é muito provável que ele vá embora de noite.

PRIMATAS:

A orientação dos especialistas é para não dar nenhum tipo de comida aos animais silvestres. Ao receber alimento, o animal pode se tornar dependente do humano, o que é prejudicial. Além disso, ele pode ter problemas nutricionais por conta da diferença dos alimentos encontrados na natureza, além que o contato pode transmitir doenças.

Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Serviço
 
A Secretaria de Gestão Ambiental estará de recesso de 26/12 à 30/12, voltando com as atividades normais a partir de 02/01/2023 no telefone 3878-9902 (segunda à sexta das 8h às 17h).
 
Guarda Municipal no telefone 153 (24 horas).
Corpo de Bombeiros no telefone 193 (24 horas).