Saúde | 14/05/2024
Ações extras na Saúde já realizaram 5 mil atendimentos em 2024
Entre as ações estão mutirões de saúde, procedimentos de oftalmologia e exames, inclusive de alta complexidade
As ações extras realizadas na Saúde já resultaram em 5.032 atendimentos neste ano de 2024. Entre as ações estão mutirões de saúde, procedimentos de oftalmologia e exames, inclusive de alta complexidade, que são de responsabilidades do Estado, mas com foco no cuidado do morador, Louveira conseguiu com mais agilidade por meio de Consórcio. Em realização de exames laboratoriais, o número de atendimentos de abril deste ano foi 132% maior do que a média mensal do ano de 2019, período antes da pandemia da Covid-19, e, comparando a média mensal de 2024 até o momento, o número é 64,24% maior. Ainda, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 2023 registraram 91% a mais do que no ano de 2019.
Até o momento, neste ano foram realizados 912 exames extras, inclusive de maior complexidade e de Alto Custo, como Cintilografia, Ressonâncias, Angiotomografia de Coronárias e Angioressonância. Estes exames são de responsabilidades do Estado, mas com foco no bem-estar e saúde do morador, Louveira conseguiu com mais agilidade por meio de Consórcio.
Neste foram realizados 7 mutirões de saúde até o momento. Entre os atendimentos, houveram consultas com ginecologista, ortopedista, odontologia, vacinação, exames de mamografia, eletrocardiograma, citopatológico, entre outras ações de prevenção de saúde. Ao todo, estes registraram 1.807 atendimentos, com 285 faltas de pacientes nos procedimentos agendados.
Com foco em consultas e procedimentos de oftalmologia, foram ao todo 2.313 atendimentos neste ano até o momento. Entre eles, foram cirurgias de catarata, OCT - Tomografia, Retinografia, Campimetria, Yag Laser, VVPP, Calázio, Fotocoagulação, Sondagem Lacrimal e consultas.
Somando os exames, mutirões de saúde e consultas e procedimentos de oftalmologia, Louveira registra 5.032 atendimentos somente em demandas extras.
Ainda no contexto de Saúde, o número de atendimentos de exames laboratoriais de abril deste ano foi 132% maior do que a média mensal do ano de 2019, período antes da pandemia da Covid-19, e, comparando a média mensal de 2024 até o momento, o número é 64,24% maior. Estes exames são realizados em todas as seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). Este aumento é devido aos investimentos que a Prefeitura vem realizando na Saúde, como otimização nas agendas médicas, que antes tinham datas para abrir, e hoje, ficam abertas durante o ano todo, a ampliação da coleta de exames laboratoriais para todas as UBS’s, além de outros investimentos em capacitação, contratações, equipamentos e programas.
Ainda, os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 2023 registraram 91% a mais do que no ano de 2019. Em Atenção Básica, que são atendimentos com clínico geral, ginecologista e pediatra, Louveira registrou uma média mensal de 4.224 atendimentos em 2019, já em 2023, a média foi de 8.073, um aumento de 91%, quase o dobro. CLIQUE AQUI para saber mais.