Segurança | 09/02/2023

Ações da Operação Verão continuam em Louveira durante período de fortes chuvas

Objetivo da ação é agir sobretudo na prevenção, com integração às secretarias em ações como limpeza de bueiros, e ações emergenciais causados por fortes chuvas que acontecem no Verão até o final de março

A Prefeitura de Louveira, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança, segue com a Operação Chuvas de Verão 2022/2023. Com o objetivo de diminuir os prejuízos causados pelas fortes chuvas no Verão, a ação iniciou em dezembro e continua até o final de março.

A Defesa Civil de Louveira está realizando vistorias diárias em locais com risco de deslizamento e em lugares com árvores em risco de queda. Além disso, na última quarta-feira (8), a equipe participou da “Capacitação sobre Cartas Geotécnicas de Suscetibilidade e Risco”, em Itatiba. O curso teve a finalidade de discutir como auxiliar o poder executivo municipal no direcionamento de políticas públicas em relação ao planejamento territorial e urbano.

A Defesa Civil local repassou também para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e ao 19° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Louveira duas motosserras novas. Os equipamentos vão servir como auxílio para diversos serviços, principalmente nos dias de temporais em que árvores necessitam ser removidas ou podadas, mediante a análise ambiental prévia, quando oferecem risco à vida ou ao patrimônio. A Prefeitura também está providenciando a compra de novas ferramentas para o Corpo de Bombeiros.

A Operação Verão é realizada em todos os municípios do Estado, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual. O Plano de Contingência, que tem como objetivo preparar a cidade para esses eventos, cria uma estrutura operacional e de ação integrada para o caso de emergências como enchentes, inundações, deslizamentos ou outros incidentes na cidade.

Essa estrutura fica responsável por acionar os diversos serviços da Prefeitura para atendimento em casos de ocorrências, incluindo desde questões de limpeza, segurança, obras e logística até os serviços de saúde e assistência social, entre outros.

A Defesa Civil trabalha na prevenção. Toda a cidade foi mapeada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas – IPT, sendo assim, é possível identificar os pontos suscetíveis a deslizamentos e inundações, onde são solicitados serviços como limpeza de córregos e rios, limpeza de galerias de águas pluviais, verificação do sistema de micro e macrodrenagem, construção de muros de contenção e outras ações que a Defesa Civil entenda ser necessária para o período de chuvas mais intensas. Além disso, a Unidade do Corpo de Bombeiros tem como atribuição a busca e salvamento de pessoas vítimas de deslizamentos e inundações.

Serviço

A Defesa Civil disponibiliza um serviço de mensagem (SMS) para avisar diretamente os cidadãos sobre riscos de tempestades ou outros eventos climáticos. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Para ter acesso, o morador deve realizar o cadastramento enviando um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse.

Conforme a Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população.

O serviço é gratuito e a pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, desde que cadastre um por mensagem.

Em caso de emergência ligue para Guarda Militar pelos números 153 ou (19) 3878-1512.

motoserra