Saúde | 02/04/2022

ABRIL - No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Prefeitura inicia entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA

Documento foi criado em Louveira pela Lei nº 2.679 de 2021, que também torna obrigatória a inclusão do símbolo mundial da Conscientização do TEA nas sinalizações de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos ou privados

Na data em que o mundo celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Louveira preparou uma ação especial. Na manhã deste sábado, 2 abril, a Secretaria de Saúde realizou a entrega das primeiras seis Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) para crianças atendidas por instituições como APAE, LarCab e Cielo.

A CIPTEA tem como objetivo assegurar aos portadores atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A Carteira também facilita o acesso a direitos básicos e essenciais e viabiliza o planejamento de políticas públicas.

O documento foi criado em Louveira pela Lei nº 2.679 de 2021, que também torna obrigatória a inclusão do símbolo mundial da Conscientização do TEA nas sinalizações de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos ou privados. O Projeto de Lei que deu origem à nova legislação é de autoria do vereador Nilson Cruz.

A Lei foi regulamentada pelo Decreto nº 5.862, de 7 de outubro de 2021. Desde dezembro do último ano, as instituições foram instruídas a convocar as famílias de pacientes autistas para identificar o interesse na aquisição da CIPTEA.

A confecção das Carteiras de Identificação, portanto, teve início pelos assistidos pelas entidades e já cadastrados no município. Já a partir desta segunda-feira (4) será estendida a toda a população.

Como solicitar a CIPTEA?

As famílias interessadas devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) Dra. Lucilene Mosca Melin (Central), de terça à sexta-feira, para retirada do formulário de solicitação e para agendar atendimento com o departamento de Assistência Social da Secretaria de Saúde.

Além do requerimento, será preciso apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico. A CIPTEA terá validade de 5 anos.

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o procedimento, basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo whatsapp (19) 99794-0479.

UBS DRA. LUCILENE MOSCA MELIN
Rua Frederico Zanella, 375 – Centro