Cultura & Eventos | 09/08/2013
Abertura da Semana Ítalo Louveirense reúne 500 pessoas na Abadia
Durante a cerimônia, prefeito Junior Finamore reforçou apoio aos agricultores e anunciou início dos estudos para implantação da rede de esgoto
Organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Louveira, a abertura da Semana Ítalo Louveirense manteve a tradição e contou com atrações musicais tipicamente italianas. O evento reuniu cerca de 500 pessoas no salão da comunidade Nossa Senhora da Abadia, anexo à Igreja do bairro, na noite da última quinta-feira (8 de agosto).
Antes do início da cerimônia, o público presente pode conferir grandes clássicos italianos nas vozes do cantor Giuseppe D’Amatto e do Coral da Abadia, que entoou o Hino da Itália junto a Corporação Musical Progresso Louveirense. O Hino Nacional e o Hino de Louveira também ficaram por conta da banda instrumental e, como de costume, abriram a solenidade.
A Semana Ítalo Louveirense conta ainda com a tradicional Festa da Abadia, que reúne todo ano as famílias desta região onde a agricultura predomina como principal fonte de renda. Diante deste cenário, o prefeito Junior Finamore reforçou o apoio aos produtores rurais para estimular a atividade agrícola e mantê-la viva diante do crescente desenvolvimento industrial. “Vamos acrescentar em 15% no valor do seguro rural bancado pelo Estado e já estamos estudando a implantação de um subsídio direto à agricultura com o objetivo de promover um aumento na renda do agricultor”, disse em seu discurso. A estimativa é que os benefícios para o setor agrícola sejam regulamentados entre o final deste ano e início do ano que vem.
O presidente da comissão organizadora da Festa, Marquinho Biasi, por sua vez, relembrou as primeiras edições quando os moradores cortavam os bambus para montar as próprias barracas e passavam de casa em casa para arrecadar as doações. Por fim, ele agradeceu a Prefeitura e todos os colaboradores pelo apoio à 63ª Festa da Abadia.
Responsável pela programação religiosa, o padre João Benedito da Paróquia Sagrado Coração de Jesus falou da alegria de participar deste “evento divino” e reiterou a importância de se valorizar este momento de convívio e a “cultura do encontro real” – preceitos da Teologia do Encontro.
A Semana Ítalo Louveirense integra o calendário oficial do município desde 1997 e foi instituída para valorizar a cultura dos imigrantes italianos que deram origem a Louveira. Junto a este evento, é realizada anualmente a tradicional Festa da Abadia, que chega à sua 63ª edição a partir deste sábado (10 de agosto). O evento oferece uma vasta programação musical, religiosa e recreativa, e costuma ser sucesso de público graças ao engajamento da comunidade local.
Participaram da cerimônia de abertura a vice-prefeita, Neusa Orestes; a primeira-dama Marlene Montelatto; o presidente da Câmara, Estanislau Steck; os secretários Jorge Bichara (Cultura), André Raposeiro (Admnistração), Hélio Braz (Governo), Pâmela Mango (Saúde), Sidnei Juarez (Segurança), Letícia Serpa (Educação) e Doraci Chicalhoni (Finanças); além das princesas da Festa da Uva, Viviane Piestrin e Julia Biasi, e vereadores da cidade.
Instalação da Rede de Esgoto na Abadia
O prefeito anunciou também o início dos estudos para implantação da rede coletora de esgoto em todos os bairros que margeiam o Córrego Fetá, incluindo Monterrey, Arataba e Abadia. No entanto, o primeiro passo para isso é a realização do levantamento topográfico do trecho.
Uma empresa especializada foi contratada pela Prefeitura e já deu início aos trabalhos. Este levantamento será realizado na faixa de terra ao longo do curso d’águia do Córrego Fetá, a partir da sua foz, no Rio Capivari.
A execução do interceptor viabilizará a construção das redes coletoras de esgoto no local e a captação das demais instalações sanitárias existentes no trecho, medidas necessárias para assegurar a qualidade das águas do principal manancial de abastecimento da cidade.
Confira a programação completa da Festa da Abadia:
Festa da Abadia
Programação Artística da Festa:
Dia 10/08 = Fogaum & Biasi
Dia 11/08 = Banda Astral
Dia 17/08 = Retrato Caipira
Dia 18/08 = Juliano Andrade & Clayton
Dia 24/08 = Orquestra de Viola de Valinhos
Dia 25/08 = Banda Reprise Inédita
Dia 25/08 = Giuseppe D'amatto (após a missa Italiana)
*aos sábados, a partir das 21h, e aos domingos, a partir das 15h
Programação Religiosa:
Dia 10/08 às 18h =Missa em Homenagem ao dia dos pais
Dias 12, 13 e 14, às 19h30 = Tríduo
Dia 15 às 18h30 = Procissão e missa solene a Nossa Senhora da Abadia
Dias 17 e 24, às 18h = Missa
Dia 25, às 10h = Missa em italiano com o Coral Nossa Senhora das Vitórias
Parte Festiva:
Sábados, das 18h às 24h, e domingos, das 10h às 16h
Dia 18: 15º Desfile de Cavaleiros com saída às 10h da Associação Equestre de Louveira