Cultura & Eventos | 09/08/2013

Abertura da Semana Ítalo Louveirense reúne 500 pessoas na Abadia

Durante a cerimônia, prefeito Junior Finamore reforçou apoio aos agricultores e anunciou início dos estudos para implantação da rede de esgoto

Foto: Jasso / PML

Organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Louveira, a abertura da Semana Ítalo Louveirense manteve a tradição e contou com atrações musicais tipicamente italianas. O evento reuniu cerca de 500 pessoas no salão da comunidade Nossa Senhora da Abadia, anexo à Igreja do bairro, na noite da última quinta-feira (8 de agosto).

Antes do início da cerimônia, o público presente pode conferir grandes clássicos italianos nas vozes do cantor Giuseppe D’Amatto e do Coral da Abadia, que entoou o Hino da Itália junto a Corporação Musical Progresso Louveirense. O Hino Nacional e o Hino de Louveira também ficaram por conta da banda instrumental e, como de costume, abriram a solenidade.

A Semana Ítalo Louveirense conta ainda com a tradicional Festa da Abadia, que reúne todo ano as famílias desta região onde a agricultura predomina como principal fonte de renda. Diante deste cenário, o prefeito Junior Finamore reforçou o apoio aos produtores rurais para estimular a atividade agrícola e mantê-la viva diante do crescente desenvolvimento industrial. “Vamos acrescentar em 15% no valor do seguro rural bancado pelo Estado e já estamos estudando a implantação de um subsídio direto à agricultura com o objetivo de promover um aumento na renda do agricultor”, disse em seu discurso. A estimativa é que os benefícios para o setor agrícola sejam regulamentados entre o final deste ano e início do ano que vem.

O presidente da comissão organizadora da Festa, Marquinho Biasi, por sua vez, relembrou as primeiras edições quando os moradores cortavam os bambus para montar as próprias  barracas e passavam de casa em casa para arrecadar as doações. Por fim, ele agradeceu a Prefeitura e todos os colaboradores pelo apoio à 63ª Festa da Abadia.

Responsável pela programação religiosa, o padre João Benedito da Paróquia Sagrado Coração de Jesus falou da alegria de participar deste “evento divino” e reiterou a importância de se valorizar este momento de convívio e a “cultura do encontro real” – preceitos da Teologia do Encontro.

A Semana Ítalo Louveirense integra o calendário oficial do município desde 1997 e foi instituída para valorizar a cultura dos imigrantes italianos que deram origem a Louveira. Junto a este evento, é realizada anualmente a tradicional Festa da Abadia, que chega à sua 63ª edição a partir deste sábado (10 de agosto). O evento oferece uma vasta programação musical, religiosa e recreativa, e costuma ser sucesso de público graças ao engajamento da comunidade local.

Participaram da cerimônia de abertura a vice-prefeita, Neusa Orestes; a primeira-dama Marlene Montelatto; o presidente da Câmara, Estanislau Steck; os secretários Jorge Bichara (Cultura), André Raposeiro (Admnistração), Hélio Braz (Governo), Pâmela Mango (Saúde), Sidnei Juarez (Segurança), Letícia Serpa (Educação) e Doraci Chicalhoni (Finanças); além das princesas da Festa da Uva, Viviane Piestrin e Julia Biasi, e vereadores da cidade.

Instalação da Rede de Esgoto na Abadia

O prefeito anunciou também o início dos estudos para implantação da rede coletora de esgoto em todos os bairros que margeiam o Córrego Fetá, incluindo Monterrey, Arataba e Abadia. No entanto, o primeiro passo para isso é a realização do levantamento topográfico do trecho.

Uma empresa especializada foi contratada pela Prefeitura e já deu início aos trabalhos. Este levantamento será realizado na faixa de terra ao longo do curso d’águia do Córrego Fetá,  a partir da sua foz, no Rio Capivari.

A execução do interceptor viabilizará a construção das redes coletoras de esgoto no local e a captação das demais instalações sanitárias existentes no trecho, medidas necessárias para assegurar a qualidade das águas do principal  manancial de abastecimento da cidade.

Confira a programação completa da Festa da Abadia:

Festa da Abadia

Programação Artística da Festa:

Dia 10/08 = Fogaum & Biasi

Dia 11/08 = Banda Astral

Dia 17/08 = Retrato Caipira

Dia 18/08 = Juliano Andrade & Clayton

Dia 24/08 = Orquestra de Viola de Valinhos

Dia 25/08 = Banda Reprise Inédita

Dia 25/08 = Giuseppe D'amatto (após a missa Italiana)

*aos sábados, a partir das 21h, e aos domingos, a partir das 15h

Programação Religiosa: