Educação | 05/08/2014

Abertura da Semana Regional do Bebê reúne mais de 1.000 pessoas

3ª edição do evento oferece programação repleta de atividades para pais e gestantes

SEMANA_BEBÊ

Começou na noite desta segunda-feira (4 de agosto) a 3ª Semana Regional do Bebê, que oferece até este sábado (9) diversas atividades voltadas ao desenvolvimento da criança, desde o período de gestação até os três anos de idade. A abertura oficial foi realizada no Teatro Polytheama, em Jundiaí, e contou com um público de aproximadamente 1.000 pessoas.

Participaram da cerimônia a secretária Municipal de Educação de Louveira, Juliana Euzebio Araujo, autoridades das nove cidades da região envolvidas no projeto, membros da Secretaria Estadual de Saúde e integrantes da Fundação Maria Souto Vidigal (FMCSV) - idealizadora do programa Primeiríssima Infância, que é responsável por elaborar medidas articuladas com o poder público visando qualificar o atendimento das gestantes e crianças de 0 a 3 anos nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social.

Para a coordenadora do Projeto em Louveira, Monica Brunello Rodrigues, o programa Primeiríssima Infância auxilia o poder público a promover um grande avanço no desenvolvimento da educação das crianças. “A primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas, por isso trabalhamos sério em nossas creches e escolas infantis visando fomentar o crescimento intelectual, psicológico e físico da criança, vislumbrando uma vida escolar bem-sucedida e relações humanas cada vez mais fortes”, acrescenta a coordenadora.

O diretor presidente da FMCSV, Eduardo Queiroz, por sua vez, parabenizou todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto e afirmou estar “impressionado” com a gestão do programa em cada município.

A cerimônia

O evento inaugural foi aberto por uma apresentação de danças e músicas infantis realizada pelas crianças do Coral Despertando, da Pastoral de Apoio e Integração do Menor – PAIM, que há 15 anos desenvolve projetos com crianças e adolescentes carentes na região da comunidade Vila Ana, em Jundiaí.

Em seguida, as autoridades envolvidas no projeto puderam expor a experiência e os resultados do ‘Primeiríssima Infância’ nas cidades da região.

A noite foi encerrada pelo palestrante do dia, o psicólogo José Martins Filho, que discorreu sobre as relações entre pais e filhos no mundo contemporâneo, no qual o tempo de contato familiar é cada vez mais suprimido pelo trabalho dos adultos , e sobre a importância do carinho familiar no futuro da criança.

A programação da 3ª Semana do Bebê prevê atividades destinadas a pais, crianças de qualquer faixa etária, profissionais de educação e gestantes, que abordam desde a amamentação até a estimulação da linguagem. Confira abaixo:

ENCONTRO DE FUTUROS PAPAIS

Público alvo:  Futuros Papais, Mamães e Famílias

Local: CSIII-UBS Dra. Lucilene Mosca Melin (Centro)

Dia e horário: 05/08/14 às 18h30

Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (Bairro)

Dia e horário: 07/08/14 às 18h30

CUIDADOS DE HIGIENE COM O RECÉM NASCIDO

Tema: Banho de balde, cuidados com o umbigo, troca de fraldas; Alimentação saudável na gestação; A importância da amamentação.

Público alvo: Futuros papais, mamães e familiares

Local: Auditório do CSIII – UBS Dra. Lucilene Mosca Melin (Centro)

Dia e horário: 05/08/14 às 18h30

Local: Salão Paroquial da Igreja N. S. Mãe dos Homens (Bairro)

Dia e horário: 07/08/14 às 18h30

Prêmios: Ao final que cada palestra terá distribuição de brindes da P&G

OFICINA CULTURAL

Tema: “Não basta Cuidar, Também deve Estimular, Brincar é Fundamental” – palestrante: Edinho Paraguassu

Local: Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens

Dia e horário: 06/08/13 às 18h às 20h

Mais informações: Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo telefone 3848-1203 c/ Mônica.

SHANTALA “MASSAGEM PARA BEBÊS”

Palestrante: enfermeira Trícia Moreira Alves

Público alvo: Pais e Profissionais da Educação

Local: CECOIN Chapeuzinho Vermelho I (Dia: 04/08/14 às 15h)

CECOIN Chapeuzinho Vermelho II(Dia: 06/08/14 às 15h)

CECOIN Pequeno Príncipe(Dia: 08/08/14 às 15h)

1, 2, 3 e JÁ! A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Público alvo: Pais e Profissionais da Educação

Local: CEIL Aparecida E.G. Yembo (Infantil) – (Dia:  05/08/14 às 18h30)

CECI Paraíso do Saber(Dia: 06/08/14 às 13h)

ENCERRAMENTO

Atividades: Apresentação CIA Gioia Rara, Orientação para gestante, Brincadeiras Monitoradas, Branca de Neve, Sininho, Homem-Aranha, Scooby-Doo, Algodão-doce, Pipoca, Escultura de Balões, Corte de Cabelo Infantil, Pintura Facial Infantil, Contação de Histórias, entre outras.

Prêmios: Os primeiros 200 inscritos receberão um kit da P&G.

Local: Praça Padre Pedro Sanches

Dia e horário:  09/08/14 às 9h