Educação | 10/10/2013

Abertura da Olimpíada Estudantil 2013 aconteceu no sábado e contou com diversas atrações

Foto: Divulgação

O prefeito Junior Finamore participou da grande festa que marcou o início da Olimpíada Estudantil 2013, realizada na manhã do último sábado, dia 05, no Ginásio do Centro Educacional Integrado de Louveira – CEIL Bairro. “A Olimpíada Estudantil é um momento de integração entre os jovens, um incentivo à prática esportiva e a cidadania. O esporte é um instrumento educacional que propicia o desenvolvimento da criança também fora das salas de aula. Desejo que essa Olimpíada traga muitos momentos proveitosos e de felicidade aos participantes”, afirmou Finamore.

O início da cerimônia foi marcado pela entrada das delegações de alunos representantes das escolas municipais e  estaduais de Ensino Médio. Os participantes fizeram a volta de apresentação ao público acompanhados pelos campeões louveirenes dos Jogos Regionais 2013 e membros da equipe esportiva da Melhor Idade.

Em momento solene, o juramento Olímpico foi feito pela dupla de estudantes Leonardo Porto e Milene Ribeiros que, em nome de todos os atletas prometeu respeito às regras das modalidades, aos professores e colegas de competição. Outro ponto alto da solenidade foi a entrada da Tocha Olímpica e o acendimento da Pira. A tocha olímpica foi conduzida pelo campeão brasileiro de taekwondo Marco Antônio Moraes, professor de educação física e um dos maiores medalhistas da cidade na sua categoria.

A abertura oficial reservou emoção para todos os momentos da festa, que contou com diversas apresentações de dança, circo,  karate, Kung fu (Shaolin), capoeira, fanfarra e ginástica artística.

Estiveram presentes no evento, a vice-prefeita Neusa Orestes, a primeira-dama Marlene Finamore, o presidente da Câmara Estanislau Steck, o secretário de Esportes Rodrigo Regorão, a secretária da Educação Letícia Serpa, vereadores, diretores, coordenadores, professores, alunos, convidados e familiares.

Novo Mascote Olímpico

O grande diferencial da edição 2013 foi a apresentação do novo mascote da Olimpíada Estudantil de Louveira. O boneco foi resultado de um concurso de desenho realizado nas escolas em que o público votou e definiu o novo representante do evento. O criador do mascote “uvinha”, que ficou em primeiro lugar no concurso,  é o aluno Cleyton Reis de Jesus, do 5º ano A da EMEF Cônego Luiz Gonzaga Biasi. O prefeito Junior Finamore fez a entrega de uma bicicleta como prêmio ao vencedor. Também receberam prêmios, as alunas Maria Fernanda de Andrade, 5º Ano C do Ceil Profª Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo (2º lugar) e Ana Luisa Silva Rodrigues, do 5º Ano A da EMEF Melissa Sicalhoni (3º lugar). Receberam medalhas e certificados, outros nove finalistas do concurso.

A Competição- A Olimpíada Estudantil 2013 terá a participarão de aproximadamente 4000 alunos competindo em 15 modalidades. As competições acontecerão de 07 à 18 de outubro e serão disputadas nas modalidades futsal, basquete, vôlei, vôlei de areia, handebol, atletismo, judô,  tênis de mesa,  xadrez, capoeira, damas, futebol, karatê e taekwondo. O evento é uma realização da Prefeitura de Louveira por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Esporte, Lazer e Juventude.