Assistência Social | 14/05/2014
Abertura da III Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil será nesta segunda, dia 19
Na próxima segunda-feira, dia 19, acontece a cerimônia de abertura da III Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, às 9h, na Câmara Municipal de Louveira. O evento, organizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, acontecerá de 19 a 25 de maio, e tem o apoio da Secretaria da Educação.
De acordo com a chefe da Divisão da Proteção Social Especial, Heloisa Alcântara Rota, o objetivo da campanha é muito amplo “Nossa inteção é de alertar, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa de nossas crianças e adolescentes”, explicou.
Na programação de abertura está previsto o pronunciamento das autoridades e a apresentação de uma peça teatral com o tema “ E aí?”. Em seguida haverá debate e posteriormente apresentação do Fluxo de Atendimento aos casos de violência contra a criança e adolescente do município, construída através da Rede Ciranda.
A Campanha
Durante o período da III Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil de Louveira haverá panfletagem e fixação de faixas em pontos estratégicos do município. Também será feita a distribuição de cartilhas educativas para os alunos.
Nos dias 19 e 20/05, o teatro com debate será para os alunos dos 7º ao 8º ano das escolas estaduais Prof. Joaquim Antonio Ladeira , Odilon Leite Ferraz, Rezende e Pedro Yoshichica. Já nos dias 21 a 23 haverá apresentação de teatro para os alunos da Educação Fundamental I das escolas municipais de Louveira.
Anteriormente a Semana da Campanha, os profissionais do CREAS participaram do ATPC (aula de trabalho pedagógico coletivo) nas Escolas Odilon Leite Ferraz, Rezende e Pedro Yoshichica , cujo o objetivo foi de proporcionar momentos de reflexões a cerca dos possíveis sinais que as crianças e adolescentes indicam quando estão sendo vitimas de abuso sexual infantil, suas consequências (danos emocionais) e principalmente a acolhida e encaminhamento das denúncias.
Cartilhas e folder
A novidade deste ano, segundo Heloisa Alcântara, foi que a confecção das cartilhas e do folder foi feita a partir de desenhos elaborados pelos alunos das Escolas Estaduais Prof. Joaquim Antonio Ladeira e Odilon Leite Ferraz . Foi realizado um concurso no ano passado e os vencedores tiveram seu trabalho transformado em panfletos educativos para a Campanha 2014 que serão distribuídos a todos os estudantes de Louveira levando a mensagem de sensibilização sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil. Segundo Heloisa, essa iniciativa de envolver os alunos na confecção do material foi muito importante “Essa ação fortaleceu o protagonismo juvenil, transformando-os em agentes multiplicadores da sociedade no que diz respeito ao combate a esta violação de direitos”, disse.