Cultura & Eventos | 28/05/2013

Abertas até o dia 07/06 as inscrições gratuitas para “Workshop de Xilogravura em Espaços Alternativos”

FOTO: Luciana Bertarelli

Os interessados em participar do Workshop gratuito de “Xilogravura em Espaços Alternativos”  têm até o dia 07/06 para fazerem as inscrições na Casa da Cultura, localizada na rua das Rosas, nº  233 (bairro Santo Antonio).  Oferecido pela Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, em parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura, o workshop de Xilogravura acontecerá no próximo dia 08/06, das 9h às 12h, na Praça da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens  – Bairro Santo Antônio.

De acordo com o secretário de Cultura e Eventos, Jorge Bichara, o workshop proporciona a oportunidade de experimentação da técnica “ O objetivo é proporcionar a iniciação à gravura em madeira por meio da experimentação prática do processo técnico da xilogravura, seja a criação da imagem, gravação da matriz, entintagem e impressão”, disse.

O projeto Xilomóvel é um ateliê de arte itinerante que leva oficinas de gravura em madeira a qualquer um e a qualquer lugar. Os artistas do projeto levam todo o material necessário, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer a técnica, produzir uma matriz de xilogravura e imprimi-la, levando para casa a estampa. Ao longo desse circuito de workshops, as gravuras produzidas serão gradativamente impressas em um grande tecido, resultando, no final, em um único estandarte com as obras de todos os participantes das 17 cidades.

Serviço:

Xilomóvel – Ateliê Itinerante de Xilogravura em Espaços Alternativos

Coordenação: Simone de Arruda Peixoto, Marcio Elias, Luciana Bertarelli e Mariana S. Leme.

Data: 8/6 – sábado – 9h às 12h.

GRATUITO

Público: interessados em geral, a partir de 12 anos.

Inscrições: 20/5 até um dia antes do início da atividade.

Seleção: primeiros inscritos.

15 vagas.

Local: Praça da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens  – Bairro Santo Antônio – Louveira (SP).

Simone Peixotoé formada em Artes Visuais pela UNICAMP, mestre em Poéticas Visuais pela mesma instituição e trabalha com desenho e gravura. Márcio Elias é graduado e mestre pela UNICAMP em Artes e Poéticas Visuais, respectivamente, e desenvolve trabalhos em pintura e gravura em relevo. Luciana Bertarelli, artista plástica e arte-educadora, possui licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pela UNICAMP. Mariana Soares Leme artista plástica e arte-educadora, possui licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pela UNICAMP.