Esporte, Lazer e Juventude | 05/09/2014

8ª edição do Campeonato Bom de Bola, Bom na Escola’ começa neste sábado

Disputa abrange 130 alunos de 10 a 13 anos do projeto homônimo, que une atividades esportivas e escolares

bom_de_bola

Começa neste sábado, a partir das 8h, a 8ª edição do campeonato de futebol do projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’, realizado em parceria pelas secretarias municipais de Esporte e Educação. Os jogos serão disputados no Estádio Municipal José Silveira Nunes e contará com a participação de 130 alunos de 10 a 13 anos deste projeto de premissa social, que visa conciliar a prática de esportes com as atividades escolares, estimulando os estudos por meio do futebol.

Além de bons estudantes, o projeto já formou atletas de diversas equipes, como Leonardo, meio-campista do sub 13 do São Paulo; Jorge, goleiro do sub 11 do Paulista; Wellington, meia do sub 15 do Palmeiras; Gabriel Felipe, goleiro do sub 17 do Paulista; entre outros que estão fazendo testes em clubes.

Neste campeonato de integração, todos os alunos vão disputar ao menos 15 minutos dos jogos da categoria sub 13 e 10 minutos nos jogos dos meninos do sub 11. As equipes são divididas de maneira dirigida, para que exista equilíbrio técnico.

O projeto

As aulas de futebol são ministradas pelos professores Adalto Miqueletto e Tafarel Moraes, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Esportes, as terças e quintas-feiras no Esporte Clube Nova Estrela, e as segundas e quartas-feiras no Clube Atlético Bandeirantes.

Durante essas aulas, as crianças são divididas por faixa etária e, principalmente, os iniciantes participam de atividades lúdicas para que sintam o prazer da prática do futebol. Aos poucos, começam a entender sobre regras, disciplina, hierarquia, trabalho em equipe, respeito, amizade e, sobretudo, o valor do estudo. Além da prática esportiva, visitas à estádios de futebol, Museu do Futebol, entre outros locais que remontam à cultura do esporte, integram a programação do ‘Bom de Bola, Bom na Escola’.

“Projeto como este é de suma importância para o desenvolvimento do esporte e de nossas crianças. O engajamento no esporte e na educação, juntos, produzem grandes benefícios à vida das crianças que aprendem valores sociais e humanos importantíssimos, como o convívio em harmonia com pessoas diferentes, disciplina e respeito”, opina o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Reinaldo Betti.

O desenvolvimento do projeto recebe acompanhamento das secretarias junto às unidades escolares,  que trocam informações sobre o desempenho escolar das crianças, tanto nas notas quanto nas questões de presença em aula e comportamento.