Desenvolvimento Econômico | 31/05/2017

50ª edição da festa da uva volta ao tempo e homenageia corte da primeira edição, realizada em 1956

ll_(44).jpg

‘Resgatando a Tradição’: Este foi o tema da 50ª Festa da Uva e 7ª Expo Caqui de Louveira. E, para deixar o clima ainda mais nostálgico, a Prefeitura fez com que todos que acompanhavam a abertura do evento, voltassem a 1956, ano que aconteceu a 1ª edição da festa, realizada no dia 28 de janeiro, antes mesmo da emancipação da cidade. Naquela época, a festividade era o momento onde os agricultores da região celebravam, junto à comunidade, a colheita de seus frutos. A festa acontecia no Bosque dos Eucaliptos, no ‘Clube Atlético Bandeirantes’ e surgiu como uma oportunidade de valorizar os produtores, consolidando Louveira como um centro produtor de uvas, além de difundir a riqueza e a importância da viticultura na região.

Para marcar o cinquentenário da festa e a constante preocupação da Prefeitura na preservação das tradições e da cultura, assim como o resgate histórico da cidade, foram convidadas para uma singela homenagem, aquelas que foram o destaque na 1ª festa da uva: a corte. Foram elas:

Rainha: Maria de Lourdes Tarallo Saviettto;
Princesa: Maria Ignês Niero
Princesa: Maria Cecília Steck Berni
Princesa: Ruth Pagotto Valle – representada por sua irmã Sidney Maria Pagotto Nichi
Princesa: Maria Neide Martins Cruz Souza (in memoriam) representada por seu filho Renato Martins Cruz Souza.

Em nome de todas as homenageadas, Maria Ignês Niero comentou sobre o momento histórico e feliz para elas. “Sentimos, hoje, que fazemos parte da história de Louveira e ainda estamos ajudando a contá-la.”

ll_(22).jpg
ll_(27).jpg