Gestão Ambiental | 02/04/2014

4ª Caminhada Ecológica reuniu mais de 150 pessoas no domingo

Foto: Divulgação

A quarta edição da Caminhada Ecológica, realizada pelas secretarias municipais de Gestão Ambiental e de Esporte, Lazer e Juventude,  reuniu mais de 150 pessoas na manhã do último domingo, dia 30. Com o objetivo de despertar a consciência para a preservação ambiental e para a importância da prática de exercícios, os participantes percorreram um trajeto de 5,8 quilômetros, passando por locais repletos de riquezas naturais, como as ruas Nossa Senhora da Abadia, Marcelino Didone Filho, Helena Carriero Biaggio e Estrada da Bica.

De acordo com a secretária Rose Skelton, a cada edição a caminhada tem adesão de mais participantes “A cada ano estamos conseguindo agregar mais pessoas com o propósito de defendermos o Meio Ambiente e isso é muito bom. O aquecimento global e as reações climáticas como falta de água em algumas regiões e inundações em outras, estão ligadas ao desmatamento das florestas e a falta de cuidado com o Meio Ambiente. Vamos estimular o plantio e o cuidado com a natureza para garantirmos um planeta habitável para as próximas gerações. Vamos fazer a nossa parte”, afirmou a secretária de Gestão Ambiental.

Para a moradora do bairro Monterrey, Celeste Ferreira, essa caminhada é fundamental para alertar a população sobre a importância da sustentabilidade e para despertar a consciência das pessoas em atitudes do dia a dia. “As caminhadas ecológicas  levam a educação de uma maneira tranquila e saudável.

É fundamental que as pessoas entendam que se cada um fizer a sua parte conseguiremos cuidar melhor da natureza, senão,  daqui alguns anos não teremos mais água. A sustentabilidade começa dentro da própria casa”, afirmou.

A participante Isabel Harder disse que a atividade proporciona oportunidade para as  pessoas conhecerem Louveira “Acho fantástica essa ideia. É muito organizada e divertida. A proposta de reunir as pessoas e ao mesmo tempo conscientizar é a melhor coisa, pois é muito mais fácil para os cidadãos defenderem e protegerem aquilo que conhecem. Essa caminhada  faz com que tenham a oportunidade de apreciar as belezas naturais de Louveira “, disse a moradora da Vila Pasti A Prefeitura disponibilizou pontos de hidratação com frutas e água para os participantes no decorrer do trajeto, que foi acompanhado também por profissionais da educação física da Secretaria Municipal de Esportes.

Para o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Reinaldo Betti, as caminhadas elevam a qualidade de vida “Ficamos felizes com o sucesso dessa caminhada, isso mostra que a população louveirense aderiu o Projeto, que visa estimular a pratica de atividades físicas, além de mostrar as riquezas naturais de nossa cidade e preserva-las. É importante proporcionar atividades como esta, onde pudemos ver famílias reunidas praticando uma atividade saudável, com objetivo de elevar a qualidade de vida dos louveirenses” ressaltou.